1144x150 %284%29

CULTURA

Toledo sedia Mostra e Festival de Circo em novembro

Ao todo estão confirmados 23 grupos de circo, entre espetáculos nacionais e regionais e projetos sociais que virão mostrar os seus trabalhos
06/11/2023 - 15:43
Por Assessoria


Será de 20 a 24 de novembro a XVII Mostra de Circo Social e X Festival Nacional de Circo de Toledo, com atrações de grupos nacionais e regionais, além da participação de projetos sociais mostrando o trabalho que desenvolvem em cada município. Neste ano o evento está sendo realizado mais no final do mês em função da necessidade de reorganização da agenda do Teatro Municipal, mas isso em nada tira o brilho do evento, segundo avaliou o coordenador Dado Guerra. Alguns grupos informaram que não poderão participar, pois neste período já estarão encerrando as atividades do ano. Apesar disso, complementa Dado, a participação está dentro das expectativas. “Toledo vai se transformar na capital do circo nestes dias”.

Ao todo estão confirmados 23 grupos de circo, entre espetáculos nacionais e regionais e projetos sociais que virão mostrar os seus trabalhos. O formato será parecido com os anos anteriores, com exposição no hall de entrada do Teatro Municipal, apresentações no teatro e em outros espaços alternativos no centro e bairros de Toledo, além de oficinas em diversas áreas e momentos de troca de experiências entre artistas, professores e alunos. A exposição dos projetos será durante o dia, enquanto os espetáculos à noite, no Teatro Municipal e outros espaços alternativos.

Mais importante ainda que as apresentações, é o momento de reciclagem, da oportunidade de se aprofundar em determinados temas e da troca de experiências que o Festival e a Mostra proporcionam. Por conta disso, a organização sempre tem um cuidado especial em oferecer oficinas e proporcionar aos participantes momentos de descontração e interação, onde são feitas estas trocas de conhecimentos e experiências. As oficinas serão realizadas no Circo da Alegria e também no estande da prefeitura, no Clube de Caça e Pesca. “É um evento muito importante e aguardado com grande expectativa todos os anos”.

Todas as atividades são gratuitas, mas precisam ser agendadas previamente em função da capacidade física de cada local. Para a Mostra, os ingressos estão sendo distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação, diretamente para as escolas. Já para os espetáculos noturnos será necessário retirar o convite, no Teatro Municipal, Casa da Cultura e Circo da Alegria. Isso é necessário, segundo Dado Guerra, para ter um maior controle do número de participantes, respeitando a capacidade de cada local. Como alguns que retiram o ingresso acabam não indo, será liberado o acesso aos locais pelos que não têm ingresso, desde que haja disponibilidade de vagas na hora do espetáculo. A Mostra e o Festival estão sendo realizados em Toledo por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – governo federal – Uniao e Reconstrução.

Tombamento

O Circo da Alegria de Toledo, que completou no ano passado 30 anos de atividades ininterruptas, está comemorando neste ano o tombamento do projeto. Segundo Dado isso é um reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos e uma garantia de continuidade. O projeto de tombamento era uma indicação da então vereadora Marli Gonçalves, hoje secretária municipal de Educação.

“Este reconhecimento faz com que a gente trabalhe com ainda mais dedicação em um projeto social que acreditamos nos resultados e traz uma expectativa de investimentos maiores pelo poder público. Temos o apoio do poder público, mas precisamos aumentar os investimentos, para que o projeto de circo continue fazendo a diferença na vida das crianças e adolescentes que por aqui passam”, completou Dado Guerra. Segundo ele, o tombamento reconhece a importância cultural e histórica do projeto, e garante a sua continuidade no município, independente de uma ou outra gestão pública. “Não é um projeto de uma gestão, mas do município, da população, que tem que ter continuidade, independente da mudança ou não de governo”.

Lei de Incentivo à Cultura - Patrocínio:  John Deere - M A Máquinas e Estrada Distribuidora de Combustíveis Dall Óglio

Apoio:

Prefeitura Municipal de Toledo, Secretaria da Educação, Secretaria da Cultura, Circo da Alegria, Funarte, Design Cultural Trintra & Um, Sand Paper, Enclo - Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha, BWA, Rosenberger Formaturas, Pingos D' Arte, Locação Nacional, Carbox Band, Banda Sameoldsay, Escola Municipal Anita Garibaldi

Realização: Circo Ático, Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução



Sem nome %281144 x 250 px%29