1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Começa distribuição de ingressos para shows da Mostra e Festival de Circo de Toledo

As apresentações serão no Teatro Municipal, no picadeiro do Circo da Alegria e no CEU das Artes, todos com acesso livre
07/11/2023 - 19:14
Por Assessoria


Já estão disponíveis os ingressos para os espetáculos circenses que serão realizados durante a XVII Mostra de Circo Social e X Festival Nacional de Circo, de 20 a 24 de novembro, em Toledo. As apresentações serão no Teatro Municipal, no picadeiro do Circo da Alegria e no CEU das Artes, todos com acesso livre. Os interessados, no entanto, deverão retirar os ingressos com antecedência para garantir maior controle com relação a capacidade de público em cada local. Eles estão disponíveis no Circo da Alegria, na Casa da Cultura e no Teatro Municipal.

A programação da abertura será com talentos da casa, nascidos e criados no projeto de Circo Social Circo da Alegria. O espetáculo será do Circo Ático, que neste ano completa 15 anos de atuação. O grupo é formado por ex-alunos do Circo da Alegria que resolveram investir no circo por amor à arte e como uma fonte de renda. No espetáculo 15 anos do Circo Ático serão reunidos no mesmo palco os primeiros integrantes e também novos talentos que vieram se somar ao grupo ao longo dos anos.

No dia 21, terça-feira, a programação será às 14h30min no CEU das Artes com a Trupe Circense Gralha Azul e Cimovi, de São João, e à noite, às 20h, show Esquadrão Bombelhaço, com o grupo Circo Teatro Palombar, de Tiradentes, São Paulo. No dia 22, quarta-feira, a programação será no Circo da Alegria, a partir das 14h, com shows de grupos regionais, “A Fábula do Dejavú Infinito, com Vanuza Eloísa, de Campo Mourão, e intervenções de Camila Cequinel, a Madame Virgulina, de Curitiba, e Sandro da Costa, com o Palhaço Crespinho, do Circo Ático de Toledo.

Ainda na quarta-feira,22, às 20h, no Teatro Municipal, será a estreia do “O Circo no Velho Oeste”, com alunos do Circo da Alegria e concepção e direção de Paula Bombanatto. A expectativa é de casa cheia nesta noite, por ser um espetáculo local e pelo envolvimento das famílias do bairro com o projeto Circo da Alegria. “Estamos nos preparando e com certeza será um belíssimo espetáculo. Vamos dar o nosso melhor para entreter e divertir o público”, comenta a diretora e produtora, Paula Bombonatto.

Na quinta-feira, 23, às 9h, no Circo da Alegria, serão realizadas duas apresentações: “Latin Lover Show “, com Cia Bravata de Circo e Teatro, de Curitiba, e o espetáculo “No Ar”, de Aires Coutinho, também da capital do estado. Mas um dos momentos mais emocionantes da Mostra e Festival deverá ser à noite, a partir das 20h, no Teatro Municipal. Será apresentado o show “Cabaré para Fidalgo”, em homenagem a Marcos Gabriel Freitas, que incorporou o personagem em diversas participações na Mostra e Festival de Toledo.

Diferente dos palhaços tradicionais que buscam divertir as pessoas, Marcos Freitas, em Reverendo Fidalgo, faz o papel do Bobo da Corte, que na Idade Média era contratado para divertir a realeza. Ele usava da ironia em meio as suas palhaçadas para criticar a monarquia para a qual trabalhava, sem o risco de ser punido. É o chamado palhaço bufão, que diverte as pessoas, mas ao mesmo tempo convida para uma reflexão sobre temas sociais relevantes. Ele acreditava que a arte tem este papel na sociedade e preparava-se para uma temporada no exterior, quando foi infectado pelo vírus da Covid-19, tornando-se mais uma vítima fatal da doença durante a pandemia.

Em Reverendo Fidalgo, Marcos Gabriel fazia críticas a alguns pastores de igrejas evangélicas que ludibriam as pessoas para ganhar dinheiro através da fé. Em seus espetáculos,  fazia o público rir, mas também provoca algumas reações mais contundentes devido a sua crítica ácida.

Na sexta-feira, 24, último dia da Mostra e Festival, a programação inicia às 18h30min, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, com a presença do grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente. A partir das 20h começa a já tradicional  Noite de Luz e Fogo, com números circenses de luz e fogo e competições entre os artistas presentes, numa perfeita integração e ao som das bandas Carbox e Sameoldsay.

 

Ingressos Mostra

Os ingressos para as apresentações dos grupos de projetos sociais de circo já estão esgotados. Eles foram distribuídos pela Secretaria de Educação entre as escolas de Toledo e região interessadas em participar. Em todas as apresentações a expectativa é de casa cheia. Como nos anos anteriores, todas as apresentações dos grupos serão avaliadas por uma comissão, que encaminhará sugestões do que está bom e do que ainda pode ser melhorado, visando resultados ainda mais positivos.

A XVII Mostra de Circo Social e X Festival Nacional de Circo estão sendo realizados em Toledo com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da  John Deere - M A Máquinas e Estrada Distribuidora de Combustíveis Dall Óglio. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Toledo, Secretaria da Educação, Secretaria da Cultura, Circo da Alegria, Funarte, Design Cultural Trintra & Um, Sand Paper, Enclo - Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha, BWA, Rosenberger Formaturas, Pingos D' Arte, Locação Nacional, Carbox Band, Banda Sameoldsay, Escola Municipal Anita Garibaldi

Realização: Circo Ático, Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução

 
Sem nome %281144 x 250 px%29