1144x150 %284%29

CULTURA

Circo Ático abre a Mostra e Festival com espetáculo de 15 anos

 O evento será realizado de 20 a 24 de novembro, reunindo projetos sociais de Toledo e da região e grupos circenses locais, regionais e nacionais para os espetáculos programados
10/11/2023 - 15:56
Por Assessoria


O Circo Ático de Toledo, formado por ex-integrantes do projeto social Circo da Alegria, vai fazer neste ano a abertura da XVII Mostra de Circo Social e X Festival Nacional de Circo de Toledo. O evento será realizado de 20 a 24 de novembro, reunindo projetos sociais de Toledo e da região e grupos circenses locais, regionais e nacionais para os espetáculos programados. O espetáculo será logo após a solenidade de abertura, às 20h, no Teatro Municipal de Toledo.
Em todas as edições anteriores, a abertura sempre ficou a cargo do Circo da Alegria. Neste ano, como forma de homenagear o Circo Ático pelos 15 anos de atuação, eles foram convidados para fazer o espetáculo de abertura. “Será um espetáculo com vários números, perfeitamente entrelaçados, que traz antigos artistas e também novos talentos, e uma pegada musical e muito divertida”, comente Paula Bombonatto, que responde pela direção do espetáculo e atualmente também pela coordenação do grupo.
Segundo ela, O Circo Ático, como outros grupos artísticos, foi bastante afetado durante a pandemia, além do desgaste natural por conta da convivência intensa e também do trabalho particular de cada um dos integrantes. Sem a possibilidade de fazer espetáculos, o grupo acabou se dispersando e está sendo retomado agora com mais força e maturidade. “Estamos bastante motivados, recuperando participantes antigos, atuais e novos interessados. Temos um grupo com potencial gigantesco, que pretende se desafiar cada vez mais para voltar a conquistar espaços em programas de tevês, apresentações em ressorts e grandes empresas, participar de festivais, entre outras atividades”, adianta Paula. “Estamos com um milhão de ideias. O fato de estarmos completando 15 anos de atividades nos empolgou bastante e estamos bem animados e projetando várias ações para este encerramento de 2023 e para o ano de 2024”.
Além de espetáculos, o grupo é convidado para performances em formaturas, casamentos, festas de aniversário, exposições, aberturas de competições esportivas, entre outros eventos. O espetáculo preparado para a abertura da Mostra e Festival de Circo, deverá ser adaptado e levado para festivais ao longo do próximo ano. Ela considera esta participação fundamental para a troca de experiências com outros artistas e motivação. “É nestes eventos que a gente aprende e se renova”.
O grupo reúne-se nos horários de folga para ensaios e definição dos números, uma vez que nenhum deles vive somente da arte circense. Para Paula, este é o período em que mais se sobrecarrega, dividindo-se entre as tarefas no Circo da Alegria, auxílio na organização da Mostra e Festival e montagem e produção do espetáculo do Circo da Alegria. A segunda jornada é à noite, agora dedicando-se mais ao Circo Ático para que o espetáculo de 15 anos do grupo seja um sucesso e que possa continuar divertindo o público ao longo de 2024.
Do espetáculo de 15 anos, além de contar com a participação de diversos integrantes desde o primeiro ano de atividades, o público pode esperar um formato mais teatral e musical com a entrada de novos artistas ligados à música no grupo. “Vai ser muito bonito”, reforça ela, convidando todos a prestigiar.
O espetáculo 15 anos do Circo Ático será na segunda-feira, 22, às 20h, no Teatro Municipal de Toledo. O acesso é gratuito, mas os interessados devem retirar os ingressos antecipadamente na Casa da Cultura, Teatro Municipal ou Circo da Alegria. Quem não tiver o ingresso também poderá ir, mas a entrada será liberada somente se houver espaço, considerando a capacidade de púbico do Teatro Municipal.
A XVII Mostra de Circo Social e X Festival Nacional de Circo de Toledo está sendo realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura - Patrocínio:  John Deere - M A Máquinas e Estrada Distribuidora de Combustíveis Dall Óglio e o apoio da Prefeitura Municipal de Toledo, Secretaria da Educação, Secretaria da Cultura, Circo da Alegria, Funarte, Design Cultural Trintra & Um, Sand Paper, Enclo - Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha, BWA, Rosenberger Formaturas, Pingos D' Arte, Locação Nacional, Carbox Band, Banda Sameoldsay, Escola Municipal Anita Garibaldi.

Realização: Circo Ático, Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução

 
Sem nome %281144 x 250 px%29