1144x150 %284%29

ECONOMIA LOCAL

Abertura do Natal Encantado de Toledo teve presença de aproximadamente 12 mil pessoas

Ainda na noite de comemorações, as luzes natalinas da cidade foram acesas pela Prefeitura Municipal
13/11/2023 - 15:14
Por Assessoria


O maior Natal do Oeste do Paraná chegou. O Natal Encantado de Toledo iniciou na sexta-feira, dia 10 de novembro com a presença de aproximadamente 12 mil pessoas, que acompanharam de perto a abertura das festividades na Praça Willy Barth.

Os olhos de crianças e adultos brilharam em uma noite repleta de surpresas. No ponto alto do evento, a figura mais esperada desceu – radicalmente – da torre da Catedral Cristo Rei à Praça Willy Barth, acompanhada de uma chuva de balas. Depois disso, o Papai Noel foi para sua casa, especialmente montada, decorada e pronta para receber visitantes até o dia 23 de dezembro.

Antes disso, o evento contou com a participação do Coro Musical Ser Prati, que apresentou uma emocionante Cantata de Natal. O coro é formado por coralistas jovens e adultos, em sua maioria colaboradores da indústria farmacêutica Prati Donaduzzi. Sob regência do regente Gerson Daniel Giese, a apresentação contou com apoio da Lei de Incentivo Federal através do Pronac 231021, V edição, e patrocínio cultural da Prati Donaduzzi.

Ainda na noite de comemorações, as luzes natalinas da cidade foram acesas pela Prefeitura Municipal, dando mais brilho ao Natal Encantado de Toledo. A Prefeitura também responsável pela estrutura que cobre a Praça Willy Barth, deu inícios aos trabalhos da Vila de Natal, que conta com decoração natalina e atrações para as famílias.

Entre as autoridades e lideranças presentes na abertura da programação natalina, estavam a presidente da Acit, Anaide Holzbach; o prefeito Beto Lunitti; o Vereador Leoclides Bisognin, representando a Câmara Municipal de Toledo; o Comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Jimmy Cajuhy Carlesso,; o Tenente Eduardo Ortiz Novinski, representando o comando do Corpo de Bombeiros de Toledo; Padre Hélio Bamberg, Pároco da Paróquia Cristo Rei; o Secretário Municipal do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, o Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto; o Secretário de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, Maicon Bruno Stuani; o Presidente da Prati Donaduzzi, Éder Fernando Maffissoni, o Diretor de Marketing e Prescrição Médica da Prati Donaduzzi, Edilson Bianqui, a Diretora de Marketing da Safeeds, Rosangela Reche; o Diretor da DPL Distribuidora de Peças, Jaimir José Bortolotto; o Conselheiro Fiscal do SICOOB Meridional, Rogério Oliveira; o Gerente Executivo do Sesc Toledo, Fernando Rodrigo Henrique Turim e o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt.

Neste ano, o Natal Encantado de Toledo é realizado a muitas mãos, tornando-o ainda mais grandioso. Segundo o prefeito Beto Luniti, o principal objetivo da união de esforços é para que as pessoas celebrem a data com alegria. “Nós estamos muito contentes e, por isso estamos juntos com a ACIT e demais parceiros neste projeto. Queremos as pessoas satisfeitas, com alegria, celebrando a sua fé, trazendo aqui a sua esperança, o seu bom convívio, para que a gente possa, cada dia mais, avançar na gratidão, no amor, na empatia e na humildade de pedir e conceder perdão. Este é o espírito de Natal de Toledo. Por isso, estamos trabalhando firmemente para fazer desta terra uma terra de todos, com todos e para todos”, discursou Lunitti.

Para a presidente da ACIT, Anaide Holzbach, o apoio dos parceiros do Natal chega em um momento crucial de crescimento do evento, fortalecendo as iniciativas locais e enriquecendo a programação da celebração. “A meta é estabelecer o reconhecimento do Natal Encantado não apenas na região, mas em todo o estado. Essa iniciativa representa uma das datas mais significativas no calendário de eventos de Toledo, tendo importância tanto para nossos associados quanto para o comércio local e a população. Estamos empenhados em tornar este período memorável.”

A Casa do Papai Noel com o bom velhinho e seus duendes segue aberta até o dia 23 de dezembro na Praça Willy Barth. O atendimento é gratuito, organizado por senhas, diariamente das 19h às 22h. Já a Vila de Natal, da Prefeitura de Toledo segue aberta para visitação durante todos os dias até 5 de janeiro de 2024.

No local, os visitantes podem conferir uma Praça de Alimentação com venda de comidas e bebidas. Além disso, uma Feira de Artesanatos acontece todas as noites.

Com a abertura oficial das festividades, uma programação cultural segue sendo realizada na Praça Willy Barth e em alguns bairros de Toledo. A programação completa pode ser conferida no site www.acit.org.br e nas redes sociais @acit.toledo.

O Natal Encantado de Toledo é uma realização da ACIT, Ministério da Cultura | Governo Federal, com patrocínio da Prati Donaduzzi, Safeeds, Sicoob Meridional, DPL Distribuidora de Peças e apoio da Prefeitura de Toledo, Câmara Municipal de Vereadores e Sesc.




Sem nome %281144 x 250 px%29