Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Hospital Regional recebe primeiros pacientes para internamento

Foram recepcionados pela manhã 12 pacientes. Já para o início da próxima semana entram em funcionamento as unidades de terapia intensiva (UTI) e também o centro cirúrgico. 
13/11/2023 - 17:54
Por Assessoria


A partir desta segunda-feira (13) o Hospital Regional de Toledo (HRT) recebe pacientes para internamentos. Com isso, inicia também o atendimento 24h na unidade hospitalar e a ocupação dos 59 leitos de enfermarias. Foram recepcionados pela manhã 12 pacientes oriundos da Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha (UPA da Vila Becker), do Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) e um de Guaíra. Já para o início da próxima semana entram em funcionamento as unidades de terapia intensiva (UTI) e também o centro cirúrgico. 

Um dos primeiros pacientes foi o morador de Toledo, João Augusto Bosa, de 84 anos. “Chegamos ontem (domingo) na UPA e ficamos sabendo que hoje ele já seria transferido para cá. Fiquei surpreendida com a estrutura e o atendimento assim que chegamos. A enfermaria que estamos é excelente, tem todo o conforto. Os funcionários foram bastante atenciosos. Esperamos poder ir logo para casa, mas aqui estamos bem instalados. Realmente, é uma benção ter mais esse hospital agora. Toledo está de parabéns!”, disse a esposa do paciente, Olga Bosa. 

Se existia satisfação da parte dos pacientes, um dos mais animados com o início desta nova fase era o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, que acompanhou a chegada dos primeiros transferidos. “A gente esperava muito por isso. É um momento de alegria, de gratidão a todos que se envolveram nesse processo. O que a gente sempre buscava junto com o prefeito Beto [Lunitti] era essa oportunidade de termos mais um equipamento público para atender a população de Toledo e também do Oeste do Paraná”, comemorou.

Para o prefeito Beto Lunitti, esta nova fase trará um impacto positivo na vida das pessoas que esperam por vagas de leitos hospitalares. “Agora começam a se intensificar os trabalhos e num futuro breve esta unidade vai operacionalizar 100% da sua capacidade, algo muito importante para a nossa comunidade”.

Continuidade - O contrato com o Instituto de desenvolvimento, ensino e assistência à saúde (IDEAS) previa um cronograma para o funcionamento total do Hospital Regional de Toledo. Conforme o diretor técnico da unidade hospitalar, Gustavo Elias Leichtweis, essa programação está sendo cumprida. “Estamos respeitando tudo o que foi acordado com os órgãos fiscalizadores. Começamos os internamentos clínicos, pacientes que estão sendo encaminhados às enfermarias para fazer os seus tratamentos”. Gustavo lembrou ainda que o hospital está aberto para pacientes referenciados de unidades de pronto atendimento e demais situações após passarem pela Central de Regulação. “Eles virão regulados pela rede, seja via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou Central de Leitos, conforme o mapa de leitos disponíveis”, comentou. 

Estrutura - O Hospital Regional tem mais de 9 mil metros quadrados construídos, com 10 consultórios, 10 unidades de terapia intensiva (UTI) e 79 leitos, sendo 59 para internamento, 9 de recuperação pós-anestésica, 6 de pronto socorro, 3 de recuperação pós-exame e 2 de estabilização.

Possui também um centro para a realização de exames de imagem, como tomografia, raio X, ultrassonografia e endoscopia digestiva, além de laboratório de análises clínicas, sala de estabilização, cozinha com refeitório, lavanderia, vestiários, área administrativa e diversas salas de recepção de pacientes. A unidade hospitalar ainda conta com centro cirúrgico, com oito salas de cirurgia.

Sem nome %281144 x 250 px%29