1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREGO

Câmara Técnica de Empregabilidade apresenta trabalho para o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda

O trabalho realizado pela CT de Empregabilidade será apresentado como modelo para outras Regiões do Estado

16/11/2023 - 14:02
Por Assessoria


A Câmara Técnica de Empregabilidade do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) apresentou parte de seu trabalho para o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda – CETER em uma reunião realizada no último dia 09 em Guaíra. A ampla pesquisa realizada pelo Programa Oeste em Desenvolvimento foi apresentada junto com um minucioso diagnóstico sobre a empregabilidade e seus desdobramentos. O Conselho recebeu oficialmente o convite para o próximo Fórum de Empregabilidade que será realizado em 2024.

O coordenador da Câmara de Empregabilidade, Sergio Marcucci, destacou a importância dos dados levantados. “Esse é um trabalho construído com a participação de muitas instituições. Nossa busca é por desenhar um cenário com números e análises que possam possibilitar compreensões que auxiliem diretamente na falta de trabalhadores. Trata-se de um grande esforço para entender e articular condições estratégicas para o desenvolvimento da nossa Região Oeste, destaca o coordenador.

Marcucci ressalta que o grupo tem trabalhado em parceria com o setor produtivo, serviço público e o terceiro setor. “Os números são importantes e ajuda na construção de possibilidades. Temos contribuído com outras regiões, inclusive, destaca Sergio Marcucci.

O coordenador Sergio Marcucci destaca que recentemente a CT de Empregabilidade organizou uma pesquisa que está em aplicação e conta com a CACIOPAR e outras entidades para sua divulgação e distribuição. “É muito importante ouvir os empresários neste momento para que a construção de soluções siga avançando. Ter parceiros com capilaridade e representatividade é fundamental neste momento em que estamos trabalhando firme e planejando os próximos passos da CT.

Os representantes do Conselho Estadual do Trabalho do Paraná demostraram profundo interesse e o trabalho da Câmara Técnica de Empregabilidade do Programa Oeste em Desenvolvimento passa ser considerado um exemplo de boas práticas para o setor.

Estiveram presentes na reunião do Conselho Cassio Strapasson – Coordenador Geral do Trabalho e Emprego, da secretaria estadual do Emprego, Luiz Roberto Romano, representante da Federação das Associação Comercial e Empresarial do Estado do Paraná – (FACIAP) Adriano Coelho de Oliveira, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil Adriano Carlesso, Paulo Roberto dos Santos Pissinini Junior representando a Força Sindical, João Francisco Zafanelli Cubas, da Federação do Comércio – FECOMERCIO Suelen Glinski Rodrigues dos Santos da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda – SETR Elizeu De Oliveira Freitas da Secretaria de Estado da Saúde – Secretaria de saúde.

HISTÓRICO – O Conselho Estadual do Trabalho do Paraná (CET/PR) foi criado por meio do Decreto Estadual n° 4268 de 22 de novembro de 1994. Anos depois O Conselho Estadual do Trabalho foi instituído por Lei Estadual (Lei nº 19.847, de 29 de abril de 2019), passando a denominar-se Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda – CETER. Nessa mesma Lei foi criado o Fundo Estadual do Trabalho. O CETER é de caráter permanente, deliberativo e fiscalizador, e tem por finalidade estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de trabalho, emprego e renda no Estado do Paraná, além de promover democratização das relações de trabalho e o entendimento entre trabalhadores, empregadores e os governos federal e estadual.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29