1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

CEU das Artes promove formatura de turmas de dois cursos profissionalizantes

Entrega de certificados a alunos de Informática Básica e 11 de Confecção de Bolsas com Garrafa Pet ocorreu na tarde de quinta (23), na sede do equipamento público
23/11/2023 - 19:16
Por Assessoria


A tarde desta quinta-feira (23) foi de muita celebração no Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes). O equipamento público, localizado no Jardim Santa Clara IV, recebeu a formatura das turmas dos cursos profissionalizantes de Informática Básica e de Confecção de Bolsas

A capacitação em Informática Básica, destinada a pessoas com 12 anos de idade ou mais, é fruto de uma parceria com o câmpus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com aulas ministrados por cinco acadêmicos do curso de Engenharia da Computação e de Tecnologia em Sistemas para Internet e supervisionados por seus professores – a instituição, aliás, é responsável pela emissão do certificado da qualificação profissional, que teve carga-horária de 42 horas. 

Em sua segunda turma (a primeira formou-se em junho), a oficina de Confecção de Bolsas com Garrafas Pet foi ministrada, em 10 horas-aula, pela assistente em desenvolvimento social da Secretaria da Cultura, Cleonice Dumke. Na ocasião, as bolsas produzidas durante o curso ficaram em exposição e foram levadas para casa pelas suas respectivas autoras logo após o evento.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, destacou a importância destas e outras atividades pelo CEU das Artes. “Trabalhamos para que aqui seja um espaço repleto de vida, com a comunidade dos bairros próximos tendo acesso tanto a bens culturais quanto a opções de qualificação profissional. O governo municipal tem investido em melhorias e na oferta de mais atividades, pois sabe o quanto o conhecimento transforma vidas. Porém, nossa satisfação fica ainda maior quando uma instituição do nível da UTFPR se junta a nós para desenvolver aqui um projeto de extensão”, agradece. 

Para o coordenador do CEU das Artes, Otniel da Silva Pereira, esta formatura representa uma nova fase na vida dos alunos. “Quem veio para este evento e recebeu o certificado está voltando para casa levando nas mãos o símbolo do sucesso, de mais uma etapa que foi cumprida com êxito. Saber disso é gratificante e, em 2024, vamos batalhar para que mais cursos e atividades sejam oferecidos aqui”, assegura. “Uma das novidades já garantidas é que este curso de Informática Básica, em parceria com a UTFPR, abrirá 48 vagas divididas em quatro turmas de 12, o dobro do que foi oferecido neste ano”, acrescenta. 

A UTFPR foi representada no evento pelos professores Rosane Fátima Passarini e Jefferson Gustavo Martins, coordenadores do programa de extensão que propiciou a oferta do curso de Informática Básica. Com eles estavam os acadêmicos Willian Wendling Veiga e Alexandre Ezequias Braz da Silva, monitores do curso que tiveram o apoio de Emanuelle Machado, Julio Marafon Leandro e Lucas Iegon Dallo. “Nosso saldo foi extremamente positivo e essa interação com a comunidade possibilitou que percebêssemos novas demandas, o que certamente abrirá caminhos para que mais projetos de extensão sejam realizados no entorno”, avalia Rosane. “Ficamos felizes tanto com o empenho e o desempenho tanto dos nossos acadêmicos quanto dos alunos que eles monitoraram. Entre os inscritos que começaram a acompanhar as aulas, a maioria absoluta concluiu”, pontua Jefferson. “Perceber o quanto esses estudantes se interessaram em aprender fez este convívio ser bom para minha formação e também para a qualificação deles”, comenta Willian. “Sempre sonhei em ser professor, em ensinar as pessoas, e estou realizado por participar desse projeto, que me propiciou esta experiência”, relata Alexandre.

Para encerrar a formatura em grande estilo, foi servido um coffee break com alimentos produzidos pela Unidade Central de Produção de Alimentos, a Cozinha Social. Entre os presentes, que mais aproveitou a festa foi Neiva Carlin Prevedelo, que fez os dois cursos e levou para casa três certificados – um, da oficina de Confecção de Bolsas com Garrafas Pet, é da mãe dela, Erondina Telles Carneiro, que não pôde comparecer ao evento. “Apesar de eu ter uma certa idade, consegui aprender bastante coisa no curso de informática. Na oficina de bolsas consegui ir além: durante as aulas, produzi duas e elas já estão vendidas. Depois delas, farei outras e, com isso, conseguirei ter uma renda extra”, comenta.

Sem nome %281144 x 250 px%29