1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

UTILIDADE PÚBLICA

Guias vencidas devem ser atualizadas na prefeitura ou no portal do município

Boletos e guias de recolhimento de tributos municipais vencidos devem ser atualizados para evitar prejuízos ao contribuinte
12/01/2024 - 18:08
Por Assessoria


A Secretaria Municipal da Fazenda divulgou que a partir desta semana as agências da Caixa Econômica Federal, lotéricas, demais terminais de autoatendimento CAIXA internet banking e demais bancos credenciados: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi não receberão guias de arrecadação municipal após a data de vencimento. 

Como regularizar - Para efetuar o pagamento das guias vencidas, as mesmas deverão ser atualizadas presencialmente no Paço Municipal junto ao Departamento de Receita ou no Portal do Município/cidadão clicando no ícone atualizar guias municipais. É necessário preencher o número da guia no campo em branco e clicar no botão BUSCAR. O passo a passo está disponível no site da prefeitura, no link Informativo Sobre Pagamento de Guias Vencidas da Secretaria da Fazenda. 

Segundo a Secretaria da Fazenda, a medida se aplica em boletos de cobrança de IPTU, ISSQN, ITBI e todas as guias referentes a taxas de arrecadação municipal. O objetivo é evitar transtornos e prejuízos futuros para o contribuinte. Nas situações em que o cidadão realizava o pagamento após o vencimento em aplicativos bancários, estes não realizavam a atualização automática dos valores a serem recebidos (multas e juros). Com isso, o contribuinte continuava em débito com a municipalidade, impedindo de solicitar certidões ou ficando com um cadastro negativado.

A maioria das agências e canais de atendimento já não aceitavam este tipo de pagamento (após o vencimento). Desde o dia 8 de janeiro de 2024 as guias que estiverem em atraso devem ser atualizadas para que possam ser pagas. Em caso de dúvidas ou dificuldade na emissão, deve ser procurado o setor referente ao débito para os esclarecimentos necessários. 

Sem nome %281144 x 250 px%29