1144x150 %284%29

ESPORTES

Técnico comemora resultados de 2023 e aprovação em projetos do Proesporte

O Team Sferriê/Coach Fábio Bento participou de diversas competições e alcançou pódios graças ao trabalho de profissionalização nos atendimentos e preparação da equipe.
18/01/2024 - 13:35
Por Assessoria


Após bons resultados alcançados em 2023, o Team Sferriê/Coach Fábio Bento vem para a nova temporada com muitas novidades. Com pódios nas categorias de base, aprovação de projetos junto ao Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) e atendimentos especializados em relação à saúde dos atletas, em especial a ginecologia e psicologia do esporte, demonstraram profissionalização nos trabalhos de preparação da equipe.

As conquistas do ano passado vieram com os beach tenistas ainda em formação e foram bastante comemoradas. “Tivemos excelentes resultados com o Fernando Scherer, na categoria sub-12, e também com o Theodoro Medeiros, no sub 10”, disse o treinador Fábio Bento, destacando elementos que contribuíram para o desempenho de ambos, como o trabalho multidisciplinar. “Além da preparação física, técnica e tática, tivemos atendimentos psicológicos e demais atividades complementares que auxiliaram para que nossa base fosse muito vitoriosa em 2023”, completou. 

Bento destaca que o principal interesse com as ações junto à modalidade é realizar um trabalho de longo prazo. “É bom para o atleta. Mas é mais importante a gente pensar na modalidade, no desenvolvimento e fortalecimento do esporte. É preciso construir e formar atletas, mas pensar além. Se tivermos o beach tennis consolidado, vamos conseguir avançar e trabalhar a formação cidadã, como já acontece com o voleibol, o badminton e outros esportes. Com mais gente conhecendo e participando, se aumenta as chances de encontrar talentos a serem lapidados”, comentou.

Para tanto, o técnico aprovou junto ao Proesporte, programa do Governo do Paraná, projetos para o desenvolvimento da modalidade junto a imigrantes e população geral com vulnerabilidade social, pessoas com deficiência e atletas de rendimento. “Nossa intenção é ampliar nossa atuação. Queremos que mais pessoas consigam acessar o esporte. Agora vamos buscar esse financiamento do estado e fazer o beach tennis chegar a mais pessoas por meio dos nossos projetos. Estou muito feliz por conseguir construir isso”, comemorou.

Entre os projetos beneficiados estão o ‘Esporte para a Vida Toda e Readaptação na categoria atendimento continuado e focado no treinamento esportivo e participação em competições. “Esse foi aprovado com foco no treinamento esportivo, como a Kellen Bessa, e vai permitir desenvolver ainda mais a modalidade, focar nos treinamentos e melhorar tecnicamente”, explicou Bento. Serão beneficiados até 30 atletas, sendo 15 das categorias de base (até 18 anos) e quinze maiores de 18 anos. 

Já os outros dois são voltados para a inclusão social. Um deles atenderá pessoas com deficiência (PCD’s). Serão 40 beneficiários - 20 de 12 a 18 anos e 20 maiores de 18 anos - com deficiência física ou intelectual. “Até o momento o trabalho com PCD’s dentro do beach tennis é pequeno. Nossa meta é desenvolver essa modalidade junto a esse público, promovendo a integração e a inclusão destes paratletas. É um trabalho que me motiva muito”, disse Bento, que já atuou como treinador de badminton paralímpico chegando a integrar a seleção brasileira. 

Por fim, Fábio falou do ‘Vida em Movimento’ que vai fortalecer o atendimento já realizado junto aos imigrantes e a sociedade em geral. “Já temos um trabalho com crianças e adolescentes imigrantes e vamos ampliar também para os adultos. Queremos atender 40 pessoas, sendo 20 de 12 a 18 anos e 20 maiores de 18 anos”, destacou. Fábio disse ainda que os projetos foram certificados pela Secretaria de Estado do Esporte, por meio da Comissão do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) do Edital nº 05/2023. “Essa certificação diz que nos encontramos aptos a receber os benefícios previstos na Lei nº 17.742 do dia 30 de outubro de 2013”, concluiu.
Sem nome %281144 x 250 px%29