Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Volta às aulas é tema de encontro de representantes de escolas e Cmeis na Smed

Entre os temas abordados está os protocolos de segurança em instituições da Educação Básica
29/01/2024 - 16:07
Por Assessoria


Os preparativos para a volta às aulas estiveram no centro das atenções em encontros promovidos nesta segunda-feira (29) com diretores e coordenadores de escolas e diretores de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Ambos os eventos ocorreram na sede da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e tiveram falas importantes com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni, e com o prefeito Beto Lunitti.

Goldoni falou a respeito dos protocolos de segurança em instituições da Educação Básica que funcionam em Toledo, os quais serão aprimorados em 2024. Por sua vez, Lunitti agradeceu o empenho dos presentes na implementação das ações propostas pela sua gestão e pediu para que estas políticas sejam mantidas neste ano. “São conquistas que, para apresentar o resultado que se espera, devem ser duradouras. Educação é investimento com retorno a longo prazo, com o município cuidando das crianças desde o momento em que estão na barriga das mamães até o momento que chegam à vida adulta. Com todas as ações que estamos realizando em estrutura, capital humano e segurança,  trabalhamos para que nossas 36 escolas e 30 Cmeis sejam ambientes nos quais os pais possam deixar seus filhos com tranquilidade”, pontua o chefe do Executivo. “Do ponto de vista orçamentário, tivemos um 2023 complicado, com frustração de receitas em que muitas realizações que planejávamos precisaram ser adiados. Agora temos um certo fôlego para fazer investir, mas só até junho, em virtude de estarmos em ano eleitoral. Portanto, temos que agilizar os processos para que este primeiro semestre seja muito bem aproveitado”, observa.

 
Formação Continuada

Enquanto a sede da Smed recebia a reunião de diretores e coordenadores, professores de turmas de Infantil 4 e Infantil 5 participam, até amanhã (30), de formação continuada que está sendo realizada em salas de aulas do câmpus I da Universidade Paranaense (Unipar/câmpus Toledo). Na quarta e quinta-feira (31/1 e 1º/2), todos os professores, em seus respectivos locais de trabalho, estarão reunidos para elaborar o Projeto Político-Pedagógico da escola ou Cmei em que atuam.

A parte final, na sexta-feira (2/2), será realizada em dois locais: enquanto os professores de Educação Infantil de Cmeis e escolas ficarão no auditório da Unipar, os do Ensino Fundamental/Séries Iniciais estarão no Teatro Municipal de Toledo. De forma alternada, os dois grupos terão acesso ao mesmo conteúdo: a palestra “Educação e Futuro: desafios, impactos e ressignificação da ação docente”, com o mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Musy University (EUA), João Ivair Motta Filho; e a apresentação, pelos coordenadores da Smed do Referencial Curricular para o Sistema Municipal de ensino de Toledo.

Sem nome %281144 x 250 px%29