1144x150 %284%29

EMPREENDEDORISMO

Programa abre vagas para consultorias gratuitas em pequenas empresas

Iniciativa conta com o acompanhamento de Agentes Locais de Inovação (ALI), especialistas que vão atuar diretamente nas pequenas empresas
30/01/2024 - 20:43
Por Assessoria


Micro e pequenas empresas paranaenses interessadas em melhorar a produtividade e a lucratividade de seus negócios podem participar do Programa Brasil Mais Produtivo - ALI Produtividade. As inscrições gratuitas para o Programa, que oferece uma jornada de seis meses, entre atendimentos presenciais e on-line, estão abertas até o dia 18 de fevereiro. Outro meio de aderir é pelo telefone 0800 570 0800. No Paraná, são 750 vagas disponíveis.

A iniciativa oferece consultorias gratuitas, com a visita de um especialista diretamente nas pequenas empresas, que auxilia a identificar problemas e trabalham para soluções especificas a partir de um plano de ação.

Em seis encontros individuais e três coletivos, os participantes recebem orientações sob medida para a implantação de novas práticas gerenciais para melhorar a performance das empresas. Podem participar empresas dos setores do Comércio, Serviços ou Indústria, com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões, exceto os microempreendedores individuais (MEI).
A consultora do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, afirma que, nos últimos 15 anos, o Programa Agente Local de Inovação foi destaque em âmbito nacional, pela capilaridade no atendimento nos Estados. O Sebrae/PR foi pioneiro na aplicação da metodologia, com resultados positivos, maior alcance no atendimento em todos os territórios do Paraná e promoção da inovação de forma rápida e personalizada.

“Estamos iniciando mais um ciclo de encontros e atendimentos, que serão realizados a partir de março. As empresas que aderirem ao Programa terão a oportunidade de avaliar sua realidade e formatar um plano de ação detalhado, com o propósito de melhorar sua produtividade”, pontua.

Experiência

A empresária Michele Rempel Schualtz, de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que atua com a comercialização e manutenção de equipamentos de limpeza, participou de duas edições do ALI Produtividade. Ela conta que, antes disso, a empresa tinha como sócios ela e o esposo e uma funcionária. Hoje, após a implantação de diversas melhorias, são oito colaboradores e o faturamento cresceu em torno de 30%.

“Nossa ideia era profissionalizar o negócio, organizar a questão do marketing e do operacional. Antes do ALI Produtividade, não tínhamos indicativos, nem missão, visão e valor definidos. Tudo isso nos ajudou a enxergar onde estávamos e queríamos chegar”, comenta.

O Brasil Mais é uma realização do Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Senai e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Sem nome %281144 x 250 px%29