1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

COOPERATIVISMO

Sicredi Progresso PR/SP realiza Fórum de Educação 2024

Os eventos, em dois estados, reuniram mais de 480 participantes 
09/02/2024 - 17:39
Por Assessoria



A Sicredi Progresso PR/SP promoveu o Fórum de Educação do Programa A União Faz a Vida (PUFV) nos dias 31 e 01, em Toledo/PR, e nos dias 07 e 08, em Guararema/SP. Os eventos reuniram mais de 480 participantes, entre professores, coordenadores pedagógicos, diretores e formadoras.
 
Os encontros são promovidos com o intuito de oportunizar aos professores da rede municipal e particular ainda mais conhecimento. Foram três palestras: “Educação Financeira” com o consultor Eduardo Amuri, “Desafios do Paradigma Inclusivo” com a Doutora em Psicologia, Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial, Maria de Fátima Minetto e, ainda, “Interfaces dos Programas Educacionais do Sicredi” com a Doutora em Educação, Raquel Karpinski.
 
Em participação online, Amuri destacou a importância de cada professor lidar bem com as próprias finanças para que possa auxiliar os alunos a desenvolverem uma vida financeira saudável. Para ele, não há como transformar a realidade do nosso país sem ensinar as crianças sobre o assunto. 
 
“Uma vida financeira saudável é uma vida financeira simples, com um planejamento e método que cada um se encaixe, com objetivos definidos para conseguir poupar, automatizar essa poupança, mapear os gastos principais e ter consciência para dar os próximos passos”, ensinou Amuri.
 
A coordenadora pedagógica dos anos iniciais do Colégio La Salle, Anna Sampaio, afirma que a palestra superou as expectativas, pois o consultor provocou o professor a entender como melhorar a educação financeira na vida particular e, então, ensinar as crianças desde cedo. “Nós formamos aqueles que contribuirão com a sociedade no futuro e sabemos que a consciência é desenvolvida a longo prazo, ou seja, precisamos ser sistemáticos e insistentes sobre educação financeira e formar essas mentes pensantes”, disse a coordenadora. 
 
Atualmente, o Colégio La Salle tem implementado o programa Cooperação na Ponta do Lápis, ligado à educação financeira. “Somos parceiros há três anos do Sicredi com o programa e, hoje, os professores têm mais facilidade em lidar e aplicar o assunto, aprimorando as propostas”, afirmou.
 
A segunda palestrante do dia, Fátima Minetto, trouxe uma retrospectiva sobre o processo de ensino ao longo dos séculos e destacou o quanto a formação continuada é necessária para entendermos a realidade dos dias atuais e ensinar de maneira adequada ao período que se vive.
 
“Pensamentos e métodos precisam estar em constante revisão. Nosso contexto, história, rotinas e processos interferem na maneira de educar.  Precisamos adaptar o meio ao sujeito e o sujeito ao meio, isso é inclusão”, enfatizou Fátima.
 
Jéssica Cristina, assessora pedagógica do Centro de Educação Infantil Sapienza, elogiou a palestra relacionada à Educação Especial e destacou que ainda há muito para se avançar quando o assunto é inclusão. “Quando nos deparamos com o cenário da inclusão ficamos tristes porque, na prática, não funciona perfeitamente, mas como a Fátima ressaltou, fizemos o melhor que tínhamos com o que a ciência nos proporcionou até então que era a classe especial, porém, cada vez mais vemos que não é o ideal.” A assessora ainda destacou que levará as estratégias práticas aprendidas para aplicação na escola.
 
Na última palestra, Raquel Karpinski enfatizou o quanto a cooperativa acredita na educação formação e informação para gerar transformações e oferecer soluções não financeiras à sociedade em geral, seja no Programa A União Faz a Vida (PUFV), Cooperação na Ponta do Lápis ou Cooperativas Escolares. “Estamos aqui como agentes de transformação da sociedade, oferecendo redes de apoio à educação que ampliam nosso impacto positivo por onde passamos”, salientou.
 
A secretária adjunta de Educação, Aline Marques, de Guararema/SP, contou que desde a adoção dos métodos propostos pelo PUFV a secretaria municipal tem revisto as práticas da Educação Infantil. “Estamos revendo toda nossa prática, repensando sobre coisas que fazemos que não cabem mais ou não fazem sentido e sobre outras que precisamos fazer, mas de outra maneira”, acrescentou. 
 
A Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Progresso, Miriam Sell, declarou estar muito feliz em ouvir o retorno dos educadores e perceber as mudanças no dia a dia de todos que têm participado programa. 
 
“É riquíssimo ver o quanto a proposta faz sentido para as escolas que estão mudando suas práticas em sala de aula, até mesmo os professores que não passaram pela formação tem se apropriado do modelo. Ficamos felizes de poder contribuir para reflexões, ressignificação de práticas e maior qualidade da educação nos municípios que atuamos e construindo isso com os professores. Sempre buscamos trazer novidades com fundamento e que façam sentido, agregando ao ensino tradicional com novos pensamentos, leituras e interpretações para evoluir em termos de educação”, salientou Miriam. 
 
A Sicredi Progresso desenvolve o PUFV em seis municípios atualmente, em Toledo (Ledi Maas), Nova Santa Rosa, Tupãssi, São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste, no Paraná, e, em São Paulo, na cidade de Guararema. Já o programa Cooperação na Ponta do Lápis acontece em Toledo (Colégio La Salle e Colégio Integral), Nova Santa Rosa, Tupãssi e Ouro Verde do Oeste (em São Pedro do Iguaçu está em fase de implantação). 
 
Sobre a Sicredi Progresso PR/SP
Com 42 anos de atuação a Sicredi Progresso PR/SP está presente na vida de mais de 68 mil associados. A Cooperativa possui 23 agências distribuídas nas áreas de atuação, nos estados do Paraná e São Paulo. Destas, 15 estão no Paraná e outras 8 em São Paulo. Seu capital humano conta com aproximadamente 400 colaboradores focados nos valores do cooperativismo e na oferta de produtos e serviços financeiros adequados aos associados, de um jeito simples e próximo. A Sicredi Progresso integra o Sistema Sicredi que está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
 
 
 
Sem nome %281144 x 250 px%29