1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Unioeste oferece curso de formação voltado à Educação Especial Inclusiva

 Parfor é um programa do Ministério da Educação que surgiu justamente para possibilitar formação no ensino superior para futuros professores
01/03/2024 - 08:10
Por Assessoria


A Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo (UNIOESTE), comemora a aprovação de mais um curso: Educação Especial Inclusiva. A contemplação veio através do Edital CAPES nº 23/2023 - PARFOR EQUIDADE, do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O Parfor é um programa do Ministério da Educação que surgiu justamente para possibilitar formação no ensino superior para futuros professores.
 
A qualificação considera a prática como princípio de formação, através de ações inovadoras que possibilitem a construção de conhecimentos e da formação de professores de forma crítica e reflexiva, atendendo às perspectivas das políticas nacionais e as referências atuais para a formação e a atuação na área da Educação Inclusiva.
 
O curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva terá 32 vagas e duração de oito semestres. A previsão é que as aulas comecem até agosto de 2024.
 
A proposta foi construída por docentes do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Campus de Toledo, sob a coordenação da Professora Doutora Tânia Aparecida Martins, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste (PROGRAD).
 
Sobre a graduação
 
O Curso é voltado para qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio e será ofertado no Campus da Unioeste, em Toledo, de forma gratuita e presencial, com um total de 3.200 horas, incluindo estágios. A proposta é inovadora para o Paraná, os alunos serão formados em Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, sendo a primeira do Estado do Paraná nesta ênfase.
 
O Projeto (já aprovado pelo MEC-CAPES-PARFOR) agora segue os trâmites normais na UNIOESTE e no Governo do Estado, para a realização dos processos de seleção de alunos e o início das aulas.
 
Inclusão
 
Entre as 32 vagas que serão abertas, será destinada uma porcentagem (ainda há ser definida) para estudantes indígenas, pardos, pretos, quilombolas e da população de campo, assim como pessoa surda ou pertencente ao público-alvo da educação especial, que esteja regularmente matriculado em curso da PARFOR EQUIDADE, estes poderão ser contemplados com bolsa-auxílio no valor de R$ 700.
 
Mais informações
 
Ao longo dos próximos dias serão divulgadas mais informações sobre o processo seletivo e início das aulas. Por enquanto, todas as dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail tania.martins@unioeste.br ou pelo wattsapp 45 99917-5564, com a Coordenadora do Projeto, Prof. Dra. Tania Martins.
 


Sem nome %281144 x 250 px%29