1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Toledo é contemplado com mais uma instituição de ensino federal

 A presença de um Instituto Federal do Paraná (IFPR) contribui para o ensino médio técnico de qualidade
12/03/2024 - 15:50
Por Assessoria Secom e Agência Brasil


Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta terça-feira (12), o Ministério da Educação (MEC) anunciou a implantação de mais 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Toledo está entre os cinco municípios paranaenses contemplados com a estrutura, juntamente com Araucária, Cambé, Cianorte e Maringá. O investimento aproximado em cada unidade será de aproximadamente R$ 25 milhões.

Conforme o prefeito Beto Lunitti, a notícia premia o esforço do município de Toledo em produzir espaços para avançar em direção a uma educação transformadora. “Conseguimos, a partir da soma das forças políticas de representação do nosso município junto ao Governo Federal, convencê-los de que Toledo tem um espaço importante para a formação da nossa juventude. A presença de um Instituto Federal do Paraná (IFPR) contribui para o ensino médio técnico de qualidade”, disse.

A Prefeitura de Toledo, conforme o prefeito, arcará com algumas contrapartidas, como transporte e alimentação dos estudantes. “É algo pequeno diante dos benefícios que teremos para nossas famílias. É uma construção de saberes importantes e vai gerar oportunidades para nossos jovens, melhorando a longo prazo o desempenho socioeconômico do município, do Paraná e do Brasil”, acrescentou. 
 
Lunitti ainda afirmou que Toledo entra para a história brasileira por ser o único município no interior do Brasil com três instituições federais, oferecendo ensino gratuito e de qualidade. “Já temos a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com diversos cursos superiores, e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), formando médicos e qualificando o atendimento em saúde no município. Além delas, temos a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Todas contribuem de forma importante para o desenvolvimento da nossa sociedade”. 
 
O gestor toledano agradeceu ao deputado Elton Welter pelo empenho em relação à conquista toledana. “É dentro da perspectiva que a gente trabalha no território. Queremos fazer uma política de educação, de inclusão, de formação e de encantamento. O Instituto Federal vem para fortalecer a continuidade do que fazemos no ensino fundamental e dentro daquilo que é a responsabilidade do município”, concluiu.

Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos são gratuitos.
 
Os institutos federais têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio. Mas, segundo o Ministro da Educação, Camilo Santana, está sendo pactuado com os reitores que as novas unidades tenham 80% das matrículas de ensino técnico profissionalizante.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29