1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Biopark Educação lança primeiro Curso Bacharelado de Inteligência Artificial do Paraná autorizado pelo MEC

Classificado com nota máxima pelo MEC, é o primeiro curso presencial de IA no Paraná e o terceiro no Brasil
13/03/2024 - 16:15
Por Assessoria


A Inteligência Artificial desempenha um papel central na atual Era da Informação, impulsionando a chamada 4ª Revolução Industrial e catalisando o avanço das empresas e da sociedade. Neste cenário, o Biopark Educação lança o primeiro Curso de Bacharelado em Inteligência Artificial (IA). Oferecido no modelo 100% presencial, o curso é um marco no cenário educacional do Paraná e do Brasil.

Autorizado pelo Ministério da Educação e classificado com nota máxima pelo MEC, é o primeiro curso presencial de IA no Paraná e o terceiro no Brasil. Além disso, destaca-se por oferecer a oportunidade única de estudar em um parque tecnológico de 4ª geração, com mais de 200 empresas convergindo para inovar.

Brasil ofertará mais de 420 mil vagas de emprego na área de TI

O curso surge como resposta à crescente demanda por profissionais altamente qualificados em Tecnologia da Informação (TI). No Brasil, a escassez de talentos é evidenciada por estudos da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O levantamento revela que, até o ano de 2024, só no Brasil, haverá mais de 420 mil oportunidades para profissionais especializados em Tecnologia da Informação (TI). No entanto, apenas 46 mil profissionais são formados nesse campo anualmente.

Inteligência Artificial no Biopark Educação

Reconhecido por sua vanguarda na inovação, o Biopark Educação já oferece uma variedade de cursos na área de tecnologia. Neste contexto, o novo curso de graduação em IA proporciona uma jornada interdisciplinar que combina teoria e prática para preparar os alunos para moldarem o futuro digital.

Para Leonardo Tampelini, coordenador do curso de IA, apesar do curso pertencer ao campo de tecnologia, a graduação em IA permite atuação em qualquer segmento. Isso porque, com o foco em automatização de processos e produtividade, além de tomada de decisão, a Inteligência Artificial é necessária em todos os setores. “Todas as empresas, de qualquer segmento, farmacêutico, automobilístico, educação, precisarão de especialistas em Inteligência Artificial para ajudar no levantamento de dados, na automatização dos processos, na sistematização, na IoT – Internet das Coisas etc.”, afirma Tampelini.

A metodologia ativa do Biopark Educação permite aos alunos trabalharem em projetos reais desde o início do curso, com professores especializados atuando como mentores. A integração com o Parque Tecnológico Biopark oferece acesso a estágios em mais de 200 empresas, permitindo o desenvolvimento de soluções práticas para desafios reais desde o início da formação.

Por fim, questionado sobre o porquê de cursar IA, o coordenador de curso respondeu: “No futuro, existirão profissões que a gente talvez nem saiba ainda o nome, mas que utilizarão a Inteligência Artificial”, finaliza.

Sem nome %281144 x 250 px%29