1144x150 %284%29

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Unidade Mista de Pesquisa e Inovação de Toledo comemora 1 ano

UMIPI tem foco especial nas áreas de avicultura, piscicultura e suinocultura e visa facilitar a cooperação entre instituições de pesquisa, startups e empresas consolidadas
05/04/2024 - 17:12
Por Assessoria


No segundo dia de Inovameat, 02 de abril, o estande do Biopark se tornou o palco de uma comemoração significativa: a celebração de um ano da instalação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação – UMIPI Oeste Paranaense.

Lançada no mesmo evento, em 2023, a UMIPI representa uma colaboração estratégica entre Embrapa, Biopark e Biopark Educação, marcando um compromisso conjunto com a inovação e o desenvolvimento sustentável na região Oeste do Paraná.

Com um foco especial nas áreas de avicultura, piscicultura e suinocultura, a UMIPI Oeste Paranaense visa facilitar a cooperação entre instituições de pesquisa, startups e empresas consolidadas.

Dessa forma, um de seus objetivos é promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas que impulsionem a sustentabilidade e a competitividade na produção agropecuária da região.

Durante seu primeiro ano de existência, a UMIPI Oeste Paranaense já alcançou marcos significativos. Projetos na área de aquicultura foram mapeados, incluindo o Ordenamento Territorial da Piscicultura do Estado do Paraná, que já está em etapa avançada de desenvolvimento.

Além disso, a instalação do Laboratório Referência e Análise de Águas e Efluentes representa um avanço na capacidade de pesquisa e desenvolvimento da região. O laboratório, que fica localizado no Centro de Pesquisa do Biopark Educação, teve sua assinatura de implementação durante o Show Rural Coopavel 2024 e já está em fase de conclusão de obras.

Assim, como a cidade de Toledo foi considerada pelo 10º ano consecutivo a maior produtora de alimentos do Paraná, foram escolhidas a Embrapa Pesca e Aquicultura e a Embrapa Suínos e Aves como parceiras da UMIPI Oeste Paranaense.

O vice-presidente do Biopark Educação, Paulo Rocha, salienta sobre a rapidez e os avanços conquistados em apenas um ano de parceria.  “Nós já estamos desenvolvendo pesquisas aplicadas, com o objetivo de resolver demandas da cadeia produtiva.", exemplifica.

No mesmo sentido, o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves destaca que a implantação da UMIPI Oeste Paranaense foi inédita. “A escolha do Biopark é devido ao fato de ser um ecossistema que reúne entidades importantes e que proporciona estrutura necessária para fazer aquilo que a gente, como Centro Nacional de Pesquisa, precisa fazer, que é desenvolver tecnologia. A nossa missão é gerar soluções.”, afirma.

Já para a chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem, o conceito de inovação aberta, por meio das parcerias, será essencial para o desenvolvimento. “Poderemos produzir mais com os mesmos recursos e de forma mais sustentável, promovendo o crescimento constante do Paraná. É algo desafiador, mas que faremos por meio da UMIPI”, finaliza.

Sem nome %281144 x 250 px%29