Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Biopark realiza formação para professores em parceria com AMOP

O objetivo é enriquecer a experiência educativa dos alunos, tornando-a mais interativa e contextualizada com o meio ambiente
11/04/2024 - 17:26
Por Assessoria


No mês de março, o Biopark promoveu a primeira formação de docentes, em colaboração com a Associação dos Municípios do Paraná (AMOP). A ação educacional, parte do projeto Geopark, atraiu a participação de 40 professores proporcionando-lhes um mergulho no universo do universo da conservação ambiental e megafauna regional.

A capacitação, voltada para a educação ambiental, visa aprimorar a forma como os professores integram teoria e prática nas salas de aula. O objetivo é enriquecer a experiência educativa dos alunos, tornando-a mais interativa e contextualizada com o meio ambiente.

O programa, estabelecido em parceria com a Prefeitura de Toledo desde 2021, fortaleceu-se em 2022 com a formalização do Termo de Cooperação entre o Biopark, Biopark Educação e a Secretaria Municipal de Educação (SMED). Desde outubro de 2023, a meta é expandir o projeto para toda a rede pública de ensino dos 58 municípios membros da AMOP.

Caroline Recalcatti, assessora pedagógica da AMOP, teve um papel facilitador na materialização dessa colaboração. “A avaliação dos participantes foi extremamente positiva, desde a qualidade técnica dos profissionais engenheiros ambientais ao material didático providenciado. A capacitação refletirá positivamente na condução do ensino em temas ambientais”, ressalta.

A partir de agora, as escolas dos municípios participantes poderão agendar visitas aos projetos ambientais do Biopark, incluindo trilhas, como parte de um esforço contínuo para ampliar o conhecimento ambiental dos estudantes.

Desde a implantação do programa, 18 escolas municipais, com 69 turmas dos 3°, 4° e 5° anos, envolvendo mais de mil alunos, já foram atendidas pelo programa. Além disso, há um foco na formação continuada dos professores, consolidando o compromisso do Biopark com a educação ambiental de qualidade, bem como, possibilitando a ampliação e fomento de assuntos relacionados à conservação ambiental.



Sem nome %281144 x 250 px%29