Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

ECONOMIA

Programa Oeste reúne Conselho de Administração em busca de soluções que acompanhem o desenvolvimento regional

Conselheiros e convidados discutiram cenários e soluções para problemas comuns entre os setores, que precisam da ação de forças conjuntas para serem solucionados.

21/05/2024 - 20:46
Por Assessoria


A segunda reunião do Conselho de Administração do Programa Oeste em Desenvolvimento foi realizada na tarde de sexta-feira (17), na Associação Comercial e Empresarial de Cascavel (ACIC). Os conselheiros trataram de assuntos administrativos e também de pautas e ações estratégicas para a Região Oeste. O Conselho de Ética das Câmaras também foi oficializado.
Foi o momento de receber a nova conselheira Salete Horst, Coordenadora da Câmara Técnica de Ambiente dos Pequenos Negócios. Também foi durante a reunião que o município de Palotina, através da Lei Municipal 6.700, promulgada em 24/04/24, associou-se ao Programa Oeste em Desenvolvimento, a exemplo de Toledo, que foi a primeira cidade a aderir ao POD, seguida por vários outros municípios interessados em fortalecer o programa.
A reunião foi presidida pelo vice-presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Elias Zydek, que destacou a qualidade da reunião. “Discutimos uma pauta estratégica e de extrema necessidades pelos avanços que precisamos para garantir o crescimento e o desenvolvimento da nossa Região. Entender que precisamos agir em conjunto e de fora sincronizada é muito importante e fortalece nosso movimento”, conta Zydek.
“O Programa Oeste em Desenvolvimento tem realizado com muito emprenho e competência eu trabalho que envolver representatividade e articulação para que os atores juntos possam pensar e agir em busca de soluções para os nossos desafios”, conclui Elias Zydek, em avaliação das importantes tratativas feitas pelo Conselho de Administração do POD.
Uma das novidades da reunião foi a apresentação do Projeto de Investimento no Parque Cientech pelo Diretor da UFPR de Medianeira e membro do Conselho do POD como representante das Universidades Públicas do Oeste em interlocução com o POD, Claudio Bazzi. A expectativa é que o trabalho realizado pelo projeto possa resolver um problema pontual e antigo: a dependência do setor produtivo de laboratórios certificados que ficam em outras regiões e que nem sempre oferecem a agilidade necessária para as análises que precisam de segurança e rapidez.
Douglas Roesler, Coordenador do Convênio Napi Oeste/POD, falou sobre a relação com o Cientech através do Convênio Fundação Araucária e Universidades. Uma parceria que vai auxiliar no processo que busca soluções para o setor produtivo, além da pesquisa e oportunidade de gerar novas experiências de conhecimento estratégicas.
DESAFIO ENERGÉTICO - Outro importante assunto foi a apresentação “A Visão da Copel - Desafios da Distribuição e Qualidade de Energia distribuída e Perspectivas Futuras para o Paraná e p/ o Oeste e seus impactos para o setor produtivo”, seguida pela apresentação do Diagnóstico e Plano Energético para o Paraná pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O assunto interfere diretamente em um dos principais desafios enfrentados pelas indústrias e, por consequência, por todo o setor produtivo.
EMPREGABILIDADE – O coordenador da Câmara Técnica de Empregabilidade do POD, Sergio Marcucci, trouxe aos presentes um resumo da recente Conferência de Empregabilidade da Região Oeste do Estado. O evento contou com recorde de público e apresentou números inéditos sobre o perfil da empregabilidade no Oeste, fundamentado por uma pesquisa com mais de duas mil pessoas. Grandes palestras e a troca de informações foram o ponto alto do evento, que foi realizado pela primeira vez em Marechal Cândido Rondon (MCR).
CONVITE - O ex-presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo, trouxe detalhes e o convite para a realização do Summit do maior Ecossistema de Inovação realizado por voluntários no Brasil. O Summit Iguassu Valley – Latino América será um evento de integração da inovação com atores de outras áreas, desenvolvendo ações conjuntas entre países que interagem para promover um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento da Região Trinacional e Latino América. As inscrições estão abertas e o evento está programado para os dias 13 e 14 de junho em Foz do Iguaçu. Os conselheiros também receberam o convite para o Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, que será realizado no dia 23 de maio à tarde, no auditório da Unioeste em Cascavel.
Sem nome %281144 x 250 px%29