O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas realizada por instituições públicas e privadas em diversos países do continente americano. Em Toledo, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e o Serviço Social do Comércio de Toledo (Sesc) são os articuladores desta ação. Técnicos desportivos da Smel e uma equipe de professores do Sesc ficaram o dia todo em função de motivar as pessoas, mesmo numa quarta-feira (29) que amanheceu fria, a praticarem ao menos 15 minutos de exercício.
Após a pandemia, diferente dos anos anteriores, onde a proposta era superar o número de participantes de outras cidades, o grande objetivo agora é superar as metas dos anos anteriores. O coordenador de Recreação da Smel, Adenilson de Faria, explica que para isso, novas metas foram criadas para aumentar o número de pessoas envolvidas em atividades esportivas e físicas, tendo em vista a participação desde crianças até idosos. “A proposta é oportunizar a inclusão, diversidade e garantir que as atividades esportivas sejam acessíveis a pessoas de todas as idades, gêneros e habilidades físicas”, salientou Adenilson.
Durante o dia foram oferecidas diversas atividades, havendo uma participação significativa da comunidade, tanto em eventos organizados de forma específica visando o Dia do Desafio, quanto em atividades já oferecidas pela Secretaria de Esportes em seus diversos centros esportivos, com ênfase na temática do dia.
As metas propostas para esse Dia do Desafio eram: Conscientização sobre a importância da atividade física; Promoção da mudança de comportamento; Engajamento das escolas e organizações; Celebração da diversidade de atividades físicas.
“Com base nas metas propostas, o grande objetivo deste dia especial foi atingido, mostrando para a sociedade a importância de destinar um momento do seu dia para a atividade física, criando assim o hábito diário e a importância da conscientização sobre saúde e bem-estar, o envolvimento da comunidade em um esforço coletivo para adotar um estilo de vida mais ativo e saudável”, avaliou o coordenador.
As escolas municipais e várias outras repartições públicas aderiram ao Dia do Desafio. No Paço Municipal, os servidores largaram a mesa do escritório para dedicar 15 minutos de atividades físicas e aprovaram a proposta. “É interessante criar um ambiente de descontração com os colegas de trabalho, mas também por poder se movimentar, fazer um exercício físico de manhã para dar uma acordada. Durante o ano eu também pratico exercícios, não com dança, mas sempre pratico”, declarou a contadora Patrícia Caldatto.
A assistente em administração, Josemeire Giombelli, disse que essa atividade coletiva também colabora para tornar o clima no ambiente de trabalho mais leve e descontraído. “Num dia frio, uma atividade física para distrair a mente e ajudar a esquentar, tirar um pouco os casacos é muito legal. Todo ano nós participamos, por mim, poderia ter toda semana essa atividade”, completou a servidora.