1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Carpinejar fala do “cuidar de si, para cuidar do outro” no Teatro Municipal

O Seminário de Educação para Professores teve como tema a “Sustentabilidade na Prática Pedagógica: o cuidado de si, do outro e do planeta”
07/06/2024 - 22:37
Por Assessoria


Toledo foi um dos 11 municípios do Paraná que receberam o Seminário de Educação para Professores com o tema “Sustentabilidade na Prática Pedagógica: o cuidado de si, do outro e do planeta”. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (06) e contou com a presença do influenciador, escritor, jornalista, Fabrício Carpinejar. O ciclo é promovido pela Itaipu Binacional, pelo governo federal e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A plateia, formada principalmente por professores vindos de 42 municípios da região, lotou o Teatro Municipal. 

“Foi incrível o evento! Tivemos uma hora e meia de reflexões, de comportamento e o tanto que o nosso comportamento individual afeta o todo, afeta o mundo. E a responsabilidade que temos antes de cuidar do meio ambiente é cuidar de si, porque o meio ambiente é um reflexo da sua felicidade”, avaliou Carpinejar.

A coordenadora geral do convênio Governança Participativa para Sustentabilidade da Itaipu e PTI, Carmem Romagna de Lima, disse que existem ações que contemplam outros públicos, porém, os professores são considerados estratégicos. “O público da educação foi escolhido de forma estratégica, afinal, como educadores, a gente sabe da importância que esse público tem para que a gente consiga uma transformação social, para que consigamos uma transformação educacional. Então, por isso que os professores estão envolvidos nessa primeira grande ação deste convênio”, salienta. 

A secretária da Educação, Dirce Steffens Kulzer, agradeceu a parceria com a Itaipu e PTI e destacou a importância desta ação em benefício, não só dos professores, mas de toda a comunidade. “Essas são ações importantes para nós, para nosso entorno e para toda a comunidade”, afirmou. A secretária trouxe em mãos um exemplar do Referencial Curricular para o Sistema Municipal de Ensino de Toledo, que foi entregue ao palestrante Fabrício Carpinejar. 

O superintendente de gestão da Itaipu, Wilson Zonin, representou o diretor geral da Itaipu, Enio Verri no evento e apresentou o compromisso da binacional com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). 

Sem nome %281144 x 250 px%29