Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

SAMU: Toledo aguarda o funcionamento da Central de Regulação em Cascavel

Há algum tempo, o Município de Toledo recebeu duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192). No entanto, elas ainda não estão sendo utilizadas para atender a polução, o que tem causado questionamentos sobre tal atitude. A secretária de saúde, Denise Liell, comentou que para as ambulâncias funcionarem é preciso que a Central de Regulação esteja funcionando. O Município responsável pela Central é Cascavel, o qual está em processo de licitação.

03/09/2011 - 08:10


Denise explicou que a central vai atender 43 municípios das regionais de Saúde de Toledo e Cascavel. Ao acionar o número 192, o solicitante será orientado por um médico, sobre os primeiros socorros, enquanto a ambulância é encaminhada para o atendimento, que será levado ao hospital referenciado, conforme a gravidade do problema. “Estamos aguardando a regulamentação através do Governo Federal e Estadual que repassaram o recurso para Cascavel, que está licitando a obra da Central”.
Ao ser questionada se Toledo poderia perder as ambulâncias por não estarem sendo utilizadas, Denise salientou que o Município enviou um ofício ao Ministério da Saúde informando que está no aguardo do funcionamento da Central. “Outros Municípios do Paraná também estão no aguardo desta regulamentação. As ambulâncias devem estar em funcionando até o final deste ano ou início de 2012. Isto é uma possibilidade visto que dependemos da organização do espaço da Central de Regulação de Cascavel”.

Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29