Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Encontro discute novas políticas das redes de atenção a saúde do Estado

A divulgação das políticas e das estratégias para organizar as redes de atenção a saúde no Paraná foram apresentadas por técnicos da 20ª Regional de Saúde de Toledo, nesta sexta-feira (2), no auditório da Acit. Primeiramente foi apresentado o Plano Estratégico do Governo (2011-2014) – A saúde mais perto das pessoas - e, na sequência, a relação dos conceitos dentro das redes. Cinco redes receberão atenção especial: materno-infantil, que terá como carro-chefe o Programa Mãe Paranaense, saúde do idoso, saúde mental, urgência e emergência e saúde da pessoa com deficiência. Participaram do encontro funcionários do Ciscopar e demais interessados.

03/09/2011 - 08:18


O secretário executivo do Ciscopar, Vilmar Covatti, explicou que as mudanças foram embasadas em Leis e Decretos Federais que estão em vigor, como o último decreto que regulamenta a Lei 8080 do SUS que era uma reivindicação muito antiga. A Lei é uma das que estão sendo regidas no Brasil e dispõe sobre as condições para a promoção, proteção da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. “A reunião tem como proposta apresentar estas alterações da Lei”.
Covatti exemplificou que algo básico que será implantado na rede é que a porta de entrada do atendimento é a atenção básica. “A atenção básica será o pilar de toda a rede SUS. Antigamente, você poderia entrar pelo hospital. Hoje a atenção básica terá que funcionar melhor e dar maior resolutividade a população”.

Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29