Nesta primeira concessão pelo CNPq (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), as bolsas são destinadas a alunos envolvidos em programa de iniciação científica e tecnológica e visam aperfeiçoar no exterior e estimular suas competências e habilidades para o desenvolvimento científico e tecnológico, o empreendedorismo e a inovação.
Entre as exigências para que os acadêmicos possam participar da seleção estão: estar matriculado em curso de bacharelado nas áreas indicadas em edital do CNPq; ter nacionalidade brasileira; ser integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos; apresentar nota 79, no mínimo, no Toefl/IBT Test; apresentar perfil de aluno excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da IES; além de declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro do número de meses em relação àqueles que foi contemplado para realização da graduação-sanduíche. Esta exigência poderá ser relativizada nos casos em que o aluno, durante este período de permanência obrigatória, após a sua volta, tenha eventualmente entrado em programas de pós-graduação e nesta condição tenha sido contemplado com uma no exterior, entre outras.
O aluno contemplado com a bolsa a receberá por dozes meses, sendo 9 ou 10 meses dedicados aos estudos em tempo integral, acrescido do período de até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade, a ser definido pela Capes em conjunto as universidades de destino. A Capes arcará com os custos referentes às taxas escolares, alojamento e refeições oferecidas pela universidade americana, além de US$ 300,00 para despesas pessoais; auxílio deslocamento Brasil/USE/Brasil além de outros benefícios. Mais informações no site do www.cnpq.br.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Unioeste oferece dez bolsas de pesquisas nos Estados Unidos
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará ofertando para o próximo ano dez bolsas de pesquisa dentro do Programa Ciência sem Fronteiras oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os bolsistas nesta modalidade poderão desenvolver suas pesquisas em instituições dos Estados Unidos.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



