Nesta primeira concessão pelo CNPq (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), as bolsas são destinadas a alunos envolvidos em programa de iniciação científica e tecnológica e visam aperfeiçoar no exterior e estimular suas competências e habilidades para o desenvolvimento científico e tecnológico, o empreendedorismo e a inovação.
Entre as exigências para que os acadêmicos possam participar da seleção estão: estar matriculado em curso de bacharelado nas áreas indicadas em edital do CNPq; ter nacionalidade brasileira; ser integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos; apresentar nota 79, no mínimo, no Toefl/IBT Test; apresentar perfil de aluno excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da IES; além de declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro do número de meses em relação àqueles que foi contemplado para realização da graduação-sanduíche. Esta exigência poderá ser relativizada nos casos em que o aluno, durante este período de permanência obrigatória, após a sua volta, tenha eventualmente entrado em programas de pós-graduação e nesta condição tenha sido contemplado com uma no exterior, entre outras.
O aluno contemplado com a bolsa a receberá por dozes meses, sendo 9 ou 10 meses dedicados aos estudos em tempo integral, acrescido do período de até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade, a ser definido pela Capes em conjunto as universidades de destino. A Capes arcará com os custos referentes às taxas escolares, alojamento e refeições oferecidas pela universidade americana, além de US$ 300,00 para despesas pessoais; auxílio deslocamento Brasil/USE/Brasil além de outros benefícios. Mais informações no site do www.cnpq.br.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Unioeste oferece dez bolsas de pesquisas nos Estados Unidos
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará ofertando para o próximo ano dez bolsas de pesquisa dentro do Programa Ciência sem Fronteiras oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os bolsistas nesta modalidade poderão desenvolver suas pesquisas em instituições dos Estados Unidos.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
- 5Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
Últimas notícias
- 1“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 2Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 3ABETTOL inicia preparação para nova competição
- 4Brasil lamenta morte de seu maior instrumentista, Hermeto Pascoal
- 5Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor