Nesta primeira concessão pelo CNPq (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), as bolsas são destinadas a alunos envolvidos em programa de iniciação científica e tecnológica e visam aperfeiçoar no exterior e estimular suas competências e habilidades para o desenvolvimento científico e tecnológico, o empreendedorismo e a inovação.
Entre as exigências para que os acadêmicos possam participar da seleção estão: estar matriculado em curso de bacharelado nas áreas indicadas em edital do CNPq; ter nacionalidade brasileira; ser integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos; apresentar nota 79, no mínimo, no Toefl/IBT Test; apresentar perfil de aluno excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da IES; além de declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro do número de meses em relação àqueles que foi contemplado para realização da graduação-sanduíche. Esta exigência poderá ser relativizada nos casos em que o aluno, durante este período de permanência obrigatória, após a sua volta, tenha eventualmente entrado em programas de pós-graduação e nesta condição tenha sido contemplado com uma no exterior, entre outras.
O aluno contemplado com a bolsa a receberá por dozes meses, sendo 9 ou 10 meses dedicados aos estudos em tempo integral, acrescido do período de até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade, a ser definido pela Capes em conjunto as universidades de destino. A Capes arcará com os custos referentes às taxas escolares, alojamento e refeições oferecidas pela universidade americana, além de US$ 300,00 para despesas pessoais; auxílio deslocamento Brasil/USE/Brasil além de outros benefícios. Mais informações no site do www.cnpq.br.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Unioeste oferece dez bolsas de pesquisas nos Estados Unidos
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará ofertando para o próximo ano dez bolsas de pesquisa dentro do Programa Ciência sem Fronteiras oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os bolsistas nesta modalidade poderão desenvolver suas pesquisas em instituições dos Estados Unidos.
Mais lidas
- 1Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 2Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 3Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 4Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 5Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
Últimas notícias
- 1Unioeste leva serviços do AgriTech Symbiosis Lab ao Show Rural
- 2Carreta da Inovação chega ao Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 3Certi Pioneiro reabre em 2026 com melhorias e expansão de serviços
- 4Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 5Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”




