A antiga sede do IML em Toledo sempre operou de forma precária. A casa era alugada e tinha uma área muito pequena para atender a população. As necropsias eram feitas em um cômodo da residência, de maneira improvisada. Como não havia motorista, eram os médicos quem dirigiam o veículo. Essa estrutura atendia toda a região de Toledo.
Infraestrutura
O novo prédio do IML tem 430 metros quadrados e recebeu investimento de cerca de R$ 850 mil. Os equipamentos, veículos e móveis custaram R$ 550 mil. A nova sede possui dois consultórios e dois alojamentos, todos com banheiros próprios; recepção adequada para o atendimento ao cidadão; sala própria para necropsia e câmeras frias dimensionadas para o trabalho.
Para o secretário da Segurança Pública, Reinaldo Almeida Cesar, o IML é um local onde ocorrem muitos momentos de dor e consternação. “A Secretaria de Segurança Pública e o governo estão dando total atenção a este setor. Temos consciência que é nosso dever dar condições de trabalho àqueles que se dedicam a um ofício tão nobre”, afirma.
O trabalho de perícia é essencial para o embasamento de inquéritos policiais. Segundo o diretor-geral do IML, a nova sede permitirá que os profissionais tenham condições adequadas de trabalho e a população o conforto para fazer exames e retiradas de corpos de parentes. Ele explica que os novos equipamentos poderão proporcionar maior segurança técnica para os auxiliares de perícia, papiloscopistas e técnicos de necropsia.
Da AE Notícias
EDUCAÇÃO
Instituto Médico-Legal de Toledo atende público em novo prédio
O novo prédio do Instituto Médico-Legal (IML) de Toledo, oeste do Paraná, começou o atendimento ao público. O prédio havia sido inaugurado no final do ano passado, mas como não tinha móveis, equipamentos e veículos, só agora a unidade poderá funcionar. Também foi entregue, pelo diretor-geral do IML, Porcídio D’Otaviano Vilani, uma viatura equipada para recolher corpos. Foram contratados, por processo seletivo simplificado, três médicos, três motoristas e mais dois auxiliares de perícia. Antes, havia dois médicos, um auxiliar de necropsia e um auxiliar administrativo.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



