Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EMPREENDEDORISMO

Projeto de Queijos Finos do Biopark Educação vence prêmio no Summit Iguassu Valley

Iniciativa transforma realidade de produtores de leite ao transmitir técnicas de fabricação de queijos finos
21/06/2024 - 21:45
Por Assessoria


O Projeto de Queijos Finos do Biopark foi o grande vencedor na modalidade “Inovação de Produto” na categoria “Instituições de Ensino e Pesquisa” durante o Summit Iguassu Valley – Latinoamérica, realizado na última quinta-feira, 13, em Foz do Iguaçu.
O projeto, desenvolvido em parceria com a Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark Educação e o Parque Tecnológico Biopark, tem transformado a realidade de mais de 20 famílias do Oeste do Paraná.
Em suma, a iniciativa de pesquisa transfere tecnologia e técnicas avançadas de fabricação de queijos finos para pequenos e médios produtores de leite. O Prêmio Iguassu Valley, reconhecido por destacar os esforços e resultados inovadores de organizações do Oeste do Paraná, reconheceu a importância e o impacto do projeto.
Paulo Rocha, vice-presidente do Biopark Educação, enfatizou o impacto do prêmio recebido pela instituição no Summit Iguassu Valley, sublinhando a capacidade da instituição em gerar inovação relevante. "Ter um dos projetos do Biopark mais uma vez premiado reforça a nossa veia para inovação e, especialmente, uma inovação que atende a uma demanda real da sociedade”, afirmou.
Ademais, o vice-presidente ressalta que o projeto premiado representa uma síntese do que é o Biopark. “O projeto é um exemplo de como nós conseguimos, por meio de pesquisa aplicada com excelência, gerar transformação social. Há uma importância muito grande desse reconhecimento para um ambiente onde a inovação é percebida e realizada de maneira muito intensa", concluiu.
A cerimônia de premiação celebrou personalidades, empresas, projetos e instituições de ensino e pesquisa que têm desempenhado papéis fundamentais no fortalecimento do ecossistema local por meio da inovação.
Além disso, o evento reuniu líderes, empreendedores e pesquisadores, criando um ambiente propício para networking e colaborações futuras, e destacando criatividade e dedicação, características que impulsionam o desenvolvimento regional.
Projeto de Queijos Finos transforma a realidade de produtores no Oeste do Paraná
O Projeto de Queijos Finos do Biopark tem como objetivo principal impulsionar a bacia leiteira do Oeste paranaense, região que é o segundo maior produtor de leite do Brasil. Um dos propósitos do projeto é conceder aos produtores participantes o selo de excelência, e os resultados já são notáveis: os queijos produzidos somam inúmeras medalhas em premiações regionais, nacionais e até internacionais.
Entre os destaques, o projeto conquistou oito medalhas no 3º Mundial de Queijo do Brasil, realizado no mês de abril. Além disso, a dupla de queijeiros do Biopark, Henrique Herbert e Kennidy de Bortoli, foi reconhecida com o título de “Melhores Queijeiros do Brasil”.
Do mesmo modo, a Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Biopark Educação, Carolina Trombini, destacou os benefícios do Projeto de Queijos Finos para os produtores. "Com a transformação do leite em Queijos Finos, os produtores vinculados ao projeto conseguem um aumento de valor de comercialização de cerca de 380% em relação à comercialização do leite," explicou.
Para além disso, a gerente de PD&I também salientou que, com o acompanhamento fornecido pelo projeto, o produtor entrega um queijo fino com selo de excelência. “O projeto trabalha intensamente para manter a qualidade do produto final, gerando confiabilidade nos clientes. Os produtores observam uma boa aceitação dos produtos por parte dos consumidores, o que fortalece sua posição no mercado e estimula a fidelização dos clientes," enfatizou.
Summit Iguassu Valley coloca inovação em pauta no Paraná
O Summit Iguassu Valley – Latinoamérica é promovido pela Acifi e pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, com apoio de diversas entidades do ecossistema regional, incluindo Sebrae, Fundação Araucária, Fundo Iguaçu, PTI, Fiep, BRDE, Ocepar, Celepar, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Foz do Iguaçu Destino do Mundo. O evento visa fomentar a inovação e destacar as melhores iniciativas que contribuem para o crescimento sustentável da região.


Sem nome %281144 x 250 px%29