As moradias serão edificadas com recursos do governo federal pelo Programa Nacional de Habitação Rural e complementação pelo governo do Paraná, por meio do programa Morar Bem Paraná.
A parceria garante a isenção do ICMS na compra dos materiais de construção, projetos e implantação de soluções de água, esgoto e energia elétrica sem custo, reduzindo o valor de financiamento às famílias.
Pelo convênio, Cohapar, Secretaria da Agricultura e Emater atuam como entidades organizadoras, em parceria com o município, agilizando e facilitando a seleção das famílias. Está previsto ainda o trabalho técnico social e o auxílio no levantamento da documentação para contratação junto à Caixa Econômica.
Parceria
O diretor de programas e obras da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luciano Machado, afirmou que as casas rurais têm um significado importante para as famílias: “Estas moradias atendem a necessidade de pessoas que há alguns anos buscam a realização do seu sonho, que é ter um local com dignidade. Outro ponto positivo é a fixação das famílias no campo, onde continuarão produzindo nossas riquezas”.
Segundo o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, depois de anos de baixa atividade, a Cohapar retomou neste governo o papel ativo de promotora do acesso à habitação. “Seremos parceiros na construção de mais moradias, pois já percebemos o trabalho de viabilização de casas populares para todos os municípios paranaenses”, disse.
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal da região Oeste, Luiz Carlos Costa Formigari, afirmou que a parceria com o governo do Estado é fundamental para a execução de programas habitacionais. “A Cohapar é a parceira que a Caixa quer ter ao seu lado. Contamos com isso para atuar, cada vez mais, tanto no meio urbano quanto no rural”.
Da Ae Notícias
GERAL
Estado anuncia investimentos em habitação em Toledo
Nesta segunda-feira (5), O governador Beto Richa autorizou a abertura de licitação para a construção de 315 casas em Toledo, na região Oeste. Também assinou um convênio para erguer outras 30 moradias na área rural do município. As 315 unidades habitacionais que serão licitadas receberão investimento de R$ 15,4 milhões.Por meio de convênio entre o município de Toledo, Governo do Paraná (por meio da Cohapar, Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Emater) e Caixa Econômica Federal, serão atendidas famílias de agricultores familiares com renda anual de até R$ 15 mil.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%