Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESPORTES

Projeto Handebol Adaptado será lançado dia 13 em Toledo

Será lançado em Toledo no próximo dia 13, terça-feira, às 9h, o projeto Handebol Adaptado: Inclusão e Responsabilidade Social, que busca difundir a modalidade de HCR-Handebol em Cadeira de Rodas entre os cadeirantes e estimular sua inclusão social. O projeto reúne a Atacar-Associação Toledense de Atletas em Cadeira de Rodas em parceria com o Ministério do Esporte e patrocínio das empresas Volvo e Oi e apoio do Oi Futuro, Unipar-Universidade Paranaense e Prefeitura de Toledo. O lançamento será realizado no salão social do Campus II da Unipar, reunindo os atletas cadeirantes e os parceiros, além de autoridades e lideranças.     

08/09/2011 - 07:15


A Atacar atua desde 2005 em Toledo estimulando a prática esportiva e a inclusão dos cadeirantes através do handebol adaptado. Neste ano a entidade conseguiu a aprovação pelo Ministério do Esporte do projeto Handebol Adaptado: Inclusão e Responsabilidade Social, o qual viabiliza ao longo de um ano a ampliação do trabalho realizado até então e que já lhe rendeu muitos títulos no HCR no Paraná e no Brasil. Cinco atletas da equipe participaram da seleção brasileira que conquistou o campeonato Sul Americano de Handebol em Cadeiras de Rodas, realizado na Argentina. A equipe da Atacar também conquistou o título de bi campeã na categoria mista e vice-campeã no Campeonato Brasileiro, realizado em Itajaí, Santa Catarina, nas categorias masculino e feminino. Os resultados classificaram a equipe Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi nas três categorias para o 1º Panamericano de Handebol em Cadeira de Rodas, que será realizado em outubro em Vinhedo, São Paulo.
No mês de novembro alguns atletas da Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi integrarão a seleção paranaense na disputa do Brasileiro de Seleções, em Brasília. Ainda em novembro Toledo será sede da última etapa do Campeonato Paranaense, quando a Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi  pretende realizar a primeira competição infantil de handebol em cadeiras de rodas.

O HCR teve a realização de seu primeiro jogo em 2005 envolvendo as equipes do Projeto AMA (Atividade Motora Adaptada) da Unipar Toledo (Handebol) e Umuarama (Basquetebol). Em 2006 a equipe da Atacar  realizou o que pode ser considerada a primeira competição de HCR do Brasil: a Copa Oeste, disputada também em  2007 e 2008. Em 2007 foi criada a Federação Paranaense de HCR e em 2008 a modalidade foi incluída no programa da Itajaí Handball Cup, o que impulsionou a formação da primeira equipe de HCR de Santa Catarina. Em abril de 2009 realizou-se o primeiro Campeonato Paulista de HCR4 e o 1º Campeonato Paranaense de HCR. Também foi realizado em 2009 o 1º Campeonato Brasileiro de HCR7 e HCR4, organizados pela Atacar e realizados em Toledo e ao final das disputas foi criada a ABRHACAR-Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas e convocada a 1º Seleção Brasileira de HCR.
Atividade física e inclusão de cadeirantes
O Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) foi criado em 2005 pelos professores Décio Roberto Calegari, José Irineu Gorla e Ricardo Alexandre Carminato visando  promover a prática de esporte pelas pessoas com deficiência física, estimulando sua inclusão social; ampliação da auto-estima e disposição física; estimular a independência dos atletas e criar condições para que se desenvolvam, além de buscar oficializar a modalidade junto ao Movimento Paraolímpico. Para a criação da modalidade foi realizada uma pesquisa das iniciativas que já existiam e estabelecidos parâmetros iniciais teóricos e técnicos  para implantação e evolução da modalidade. A proposta de adaptação previu as modalidades HCR 7 que tem como princípio a inclusão de pessoas com deficiência física que não conseguem praticar outras modalidades como o basquete e o rúgbi, e o HCR 4, que tem por objetivo desenvolver um jogo que apresente uma plasticidade atrativa aos veículos de mídia, contribuindo para a difusão da prática do HCR.

 
Mais informações podem ser obtidas com a presidente da Atacar, Edna Zanetti, no telefone (45) 3055 8800.

Da Assessoria
 
 

Sem nome %281144 x 250 px%29