Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Coisas da Minha Gente promove resgate histórico e cultural

Objetos, fotografias e documentos, que retratam o início da colonização do município, o desenvolvimento e desbravamento da cidade, nos seus primeiros anos de conquista. Assim é a mostra “Coisas da Minha gente”, que está sendo exposta no Museu Histórico Willy Barth, desde maio. Ela fica aberta até o final do ano e deverá receber pelo menos cerca de 2 mil crianças do quarto ano que freqüentam a rede municipal de ensino.  A mostra integra a programação do projeto Conhecendo Toledo, que leva estudantes das escolas municipais para conhecer pontos do município e um pouco da história local. A mostra promove um resgate histórico e cultural da colonização do município.

08/09/2011 - 15:55


O material em exposição faz parte do acervo histórico do Museu, doado por familiares e amigos dos colonizadores. A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e à tarde das 13h30 às 17h30.
Conforme Lourdes Barbieri, do Museu Histórico, a mostra faz um resgate da memória dos desbravadores de Toledo. “O museu trás as lembranças de uma época, mostrando um pouco de como era o período, materiais utilizados, a diferença da vida comparando com os tempos de hoje. A exposição mostra um contraste dos dias atuais e rápida evolução, desde a mobília, materiais e eletrônicos da época”, conta Lourdes, destacando também que a exposição mostra às novas gerações como era o passado, além de reavivar a memória de famílias de pioneiros que ainda moram em Toledo.
Uma das principais características da exposição, segundo Lourdes, é preservar a história do município, sua colonização e seus pioneiros. “É importante mostrar como foi naquela época, de que maneira eles se aventuraram, explorando a mata, formado famílias, criando uma história, que deve ficar marcada e ser lembrada por toda vida”, explica Lourdes.

Visita
A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e no período da tarde das 13h30 às 17h30. Quem acompanha os visitantes na exposição é o professor Anésio José Vitto. “Ele faz um passeio pela mostra, contando histórias sobre o acervo, sobre aquela época, despertando a imaginação de como era o período, de que forma tudo aconteceu e, principalmente, conhecer a história do município”, destaca a Lourdes.
O Museu Histórico Willy Barth está localizado na Avenida Tiradentes, em cima da Biblioteca Pública Municipal. As visitas em grupos devem ser agendadas antecipadamente pelo telefone (45) 3277 – 3590 ou por e-mail: museu@toledo.pr.gov.br.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29