Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Vigilância alerta para prazo da campanha de vacinação

Cerca de 2.700 crianças de um a seis anos de idade não foram vacinadas contra o sarampo em Toledo. A campanha, aberta no dia 13 de agosto, junto com a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil, vai até o dia 16 de setembro.

08/09/2011 - 15:56


Até esta data, todas as crianças de um a seis anos de idade devem ser imunizadas contra o sarampo. A campanha é um reforço na tentativa de erradicar a doença e a vacina deve ser aplicada no período da campanha para garantir uma barreira imunológica contra a doença. A vacina está sendo aplicada gratuitamente em todos os postos de saúde do município, no horário normal de atendimento.
“Estamos com um índice baixo de vacinação, há pouco mais de uma semana do término do prazo. Estamos fazendo um apelo aos pais para que levem os seus filhos para receber a vacina nos postos de saúde até o dia 16 de setembro”, afirma a enfermeira Cleonice Sarturi, do setor de Vigilância Epidemiológica. Da meta de 9.129 crianças em Toledo, 6.712 foram vacinadas até o último levantamento, no dia 5, correspondendo a 73 por cento da meta estabelecida. Além da divulgação nos veículos de comunicação, em Toledo foi intensificado o trabalho na tentativa de aumentar a adesão, através das escolas municipais e particulares. Foi encaminhado um ofício às escolas, com a sugestão de enviar um bilhete aos pais, informando sobre a campanha e alertando para o prazo final.
A criança que não for vacinada dentro do prazo, alerta a enfermeira, fica desprotegida e pode contaminar outras crianças que não tenham imunidade contra a doença. Segundo ela, o sarampo é uma doença grave, que se não tratada adequadamente pode levar a óbito. O Brasil não tem casos novos de sarampo, mas em outros países ainda ocorrem surtos da doença. Além disso, a facilidade de locomoção para outros países e a forma de contágio, através de gotículas de saliva, pelo ar, aumenta os riscos de transmissão da doença e surgimento de novos casos. “Estamos trabalhando para a erradicação da doença e por isso a importância das campanhas de vacinação”, acrescenta. O sarampo é uma doença viral que provoca febre, mal estar e manchas avermelhadas pelo corpo, podendo levar a óbito, se não tratada adequadamente.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29