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GERAL

Comitê Municipal de Atenção às Urgências é criado

Através do Decreto 650, o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, instituiu o Comitê Gestor da Rede Municipal de Atenção às Urgências. A medida atende à exigência do Ministério da Saúde na reformulação da Política Nacional de Atenção às Urgências. A reunião de formação do grupo aconteceu, nesta quinta-feira (8), no gabinete da Prefeitura. O encontro teve a participação de representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Associação Hospitalar Oeste, da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e de outras entidades.

08/09/2011 - 15:57


O novo comitê, que conta com onze integrantes, deverá se reunir periodicamente para avaliar e propor ações nesta área dentro município. “Ele também estará inserido dentro do debates da política regional”, explica a secretária de Saúde, Denise Liell, analisando que as diretrizes federais determinam o trabalho em rede com a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de outros serviços assemelhados. “Teremos 43 municípios atuando de forma conjunta, sendo que as chamadas de emergência se concentrarão numa Central Reguladora que ficará em Cascavel. Ela irá avaliar a situação e, dependendo da gravidade do evento e do número de vítimas, acionar as ambulâncias necessárias para o caso e dizer para onde devem ser levados”.
Na oportunidade, os membros do recém-criado Comitê expuseram suas aflições. “É preciso treinamento para essas equipes de resgate”, afirma o representante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Christian Guilherme Goldoni, relatando as dificuldades ocorridas durante uma prestação de socorro a um acidente automobilístico na estrada. “Havia vítimas com fratura expostas e as pessoas das duas ambulâncias, que chegaram ao local, demonstravam nervosismo e despreparo para lidar com a situação”. Segundo a secretária Denise Liell, a nova política para as emergências traz esta preocupação. “Existe a previsão da contratação de equipes completas (médicos, enfermeiros, técnicos) e de que, inclusive os motoristas estejam treinados para auxiliar neste primeiro atendimento. Além de preparados tecnicamente, esses recursos humanos, que também passam por funções administrativas como atendentes telefônicos, também passariam por uma formação contínua”.

Da Assessoria - Toledo

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