“Neste ano, serão R$ 20 mil e, em 2012, esse valor passa para R$ 40 mil”, avisou o prefeito, que ainda destinou brita para amenizar os efeitos das águas nos acessos às propriedades e os homenageou com o medalhão da conquista de R$ 1 bilhão pelo Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).
Organizados em condomínio pelo município, o programa reúne hoje 358 produtores, envolvendo 8.050 animais. Em média, os produtores gastam R$ 14 com cada um dos dois exames anuais realizados. Presente ao encontro, caberá ao secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape, os adendos a Lei que deverá seguir à Câmara dos Vereadores nos próximos dias. “A nossa preocupação é de saúde pública ampliando a sanidade do leite e a segurança alimentar. Vamos encaminhar adendo à Lei R 53 para que esse subsídio esteja contemplado”, pontua Pape, esclarecendo que a colocação de brita é um instrumento já garantido pela Lei 1991.
Para o veterinário e funcionário da Emater, Gelson Hein, os recursos públicos precisam encaminhar um futuro projeto de certificação sanitária animal bovina. “É um aceno importante do prefeito nessa direção, sendo importante que ao fim do programa o produtor esteja num patamar diferente daquele que se encontra hoje. O envolvimento e a contrapartida de todos os interessados são fundamentais e programas municipais de sanidade animal são praticamente inexistentes, no Estado do Paraná”, acredita Hein. A médica veterinária da Secretaria Municipal de Abastecimento, Eliane Sperafico, acrescenta que o futuro programa de sanidade municipal de Toledo terá como parceiros da Secretaria Estadual de Abastecimento (SEAB) e a EMATER. “Os produtores serão selecionados e haverá alguns pré-requisitos, como o uso total de inseminação artificial no rebanho leiteiro”. O produtor de Vila Ipiranga, Ademir André Adamczuk, avalia como positiva a reunião. “É preciso incentivar que o homem do campo permaneça no seu sítio, produzindo cada vez mais para o município”.
Da Assessoria - Toledo
PECUÁRIA
Produtores rurais recebem homenagens e subsídios
Representantes dos Condomínios de Inseminação Artificial e do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros reuniram-se, na quinta-feira (8), com o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato. Na ocasião, eles avaliaram as ações de incentivo ao produtor rural e souberam que o Poder Executivo encaminhará ao Legislativo alteração em lei para subsidiar o custo de exames com o rebanho para identificar doenças como brucelose e tuberculose.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



