Com uma agenda pedagógica intensa, com oficinas para todos os instrumentos orquestrais, canto, coro, sinfônico e concertos, a 1ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap) traz em sua programação o coral infantojuvenil, conduzido pela maestrina Dulce Primo.
Dulce Primo é considerada um verdadeiro ícone na área de Coro Infantil no Brasil e responsável pelo projeto Natal Encantado, de Curitiba (confira quem é a maestrina Box).
A maestrina tem dirigido a gravação do coral de Natal do Palácio Avenida desde o ano de 1994. Sua carreira é dedicada integralmente ao coral infantil e à formação de professores de educação musical através da voz. Além disso, participou ativamente em diversos Festivais no Brasil.
A inscrição para participar do Coral é realizada neste domingo (14), a partir das 14h, pelo site do Festival (www.festimap.com.br) ou no Teatro de Toledo. A oficina será no auditório da Casa da Cultura de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h30.
OFICINAS
Além do Coro Infantil, a programação do Festival também é uma oportunidade para a troca de experiências - entre alunos de diversas regiões do Brasil, bem como do exterior - e uma imersão em oficinas de aperfeiçoamento, que trazem professores considerados referências, inclusive com reconhecimento internacional.
Alunos inscritos das mais diversas regiões do país integram as oficinas do Festimap, com participantes oriundos de estados como o Amazonas, Manaus, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.
A agenda pedagógica é aberta a um público extremamente amplo. Com isso, crianças, jovens e adultos têm espaço no Festival, quer como alunos executantes ou alunos ouvintes. O objetivo é que eles possam vivenciar, ao lado de alunos semi-profissionais e professores, a prática da música de concerto.
LOCAIS DAS OFICINAS
As oficinas do 1º Festimap serão realizadas em diferentes espaços, fazendo com que toda a cidade emane música, ao longo de uma semana de programação.
O Teatro Municipal será palco dos ensaios da Orquestra Sinfônica, da Camerata Clássica, Coral Infantil e Percussão. O Senai receberá as oficinas de cordas do Festival e, o Colégio Integral, as de metais. Para as oficinas de madeiras e canto, a Casa da Cultura será o espaço preparado para a recepção dos participantes.
REALIZAÇÃO
Os concertos, bem como toda a programação do Festimap, são gratuitos e acontecem até o dia 20 de julho, às 20h30, no Teatro Municipal de Toledo. O Festival tem direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Com produção da Piu Mosso, a realização do Festimap é da Prefeitura Municipal de Toledo, da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura.
A programação segue até o dia 20 de julho e as apresentações são gratuitas e sem necessidade de retirar o convite antecipado. A programação completa da 1ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná pode ser acessada no https://www.festimap.com.br.
Dulce Primo
Em 1989, especializou-se em regência coral infantil na Hungria pelo Método Kodaly, tendo recebido da Associação Internacional Kodaly, a critica de melhor aula ministrada entre 250 educadores.
Em destaque, a regência do coral de 15 mil vozes na abertura do 4º Festival de Cascavel. Criou a classe de Didática e Prática de Coro Infantil na Oficina de Música de Curitiba, onde atuou por 17 anos. Durante 15 anos, dedicou-se ao Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas/MG, ministrando aulas de regência e prática de coro infantil. Fundadora do curso de Educação Musical para Professores na cidade de Mogi das Cruzes/SP, regendo coral de três mil vozes, fruto deste trabalho. Em 2013 foi convidada pela Escola dos Meninos Cantores de Viena para oferecer um Workshop de música brasileira.