Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Jovens alistados no Exército passam por inspeção de saúde

Começou na última semana em Toledo a inspeção de saúde dos jovens que se alistaram para servir o Exército Brasileiro. Ao todo mais de mil adolescentes com 18 anos ou que vão completar ainda em 2011, devem comparecer até a próxima semana, conforme data estabelecida pela Junta de Serviço Militar (JSM), à comissão de seleção para alistamento obrigatório no Exército. Nesta fase, os alistados serão julgados aptos ou inaptos para servir o Exército. A seleção acontece até a próxima sexta-feira, 16.

09/09/2011 - 15:15


Conforme o presidente da Comissão de Seleção, capitão Carlos Eduardo dos Santos, do 15º Batalhão Logístico do Exército, de Cascavel, nesta etapa são selecionados os que irão servir ao Exército Brasileiro. “Na inspeção de saúde, boa parte dos candidatos são pré-dispensados. Os que foram pré-selecionados são submetidos a exames físicos, cultural, psicológico e moral”, explica o capitão, lembrando que 70% dos jovens são dispensados pelo grande número de adolescentes alistados. “Como recebemos um grande número de jovens alistados, boa parte deles são dispensados, para que não haja excesso de população nos quartéis”. Ele destaca ainda, que os jovens que não compareceram ao processo de seleção em anos anteriores, devem se dirigir à JSM para regularizar a situação, para uma nova seleção. “A pessoa que não se alista dentro do prazo fica em débito com o Serviço Militar e passa a ser convocado novamente. A penalidade para o descumprimento com o alistamento é o pagamento de uma multa proporcional ao tempo de atraso na regularização da situação. Além disso, os que não se alistam não podem tirar passaporte, prestar concurso público, ser funcionário do governo, matricular-se em instituição de educação e ter registro em carteira de trabalho. Esses jovens são chamados de refratários”, explica o capitão.
De acordo com ele, os jovens refratários têm prioridades para servir o Exército. “Os jovens que não cumpriram com a obrigatoriedade do alistamento, no ano em que completaram 18 anos, tem prioridade para o Serviço Militar”. 
Segundo o secretário da Junta de Serviço Militar de Toledo, Antônio Carlos Tolentino, dos 1.250 jovens de Toledo alistados, cerca de 800 deles já foram pré-dispensados. Os selecionados serão convocados para nova seleção no quartel do Exército, em Cascavel, no dia 16 de janeiro de 2012. Os jovens dispensados realizam o juramento à bandeira nacional, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), no mesmo instante.

Mulheres
O Serviço Militar para mulheres não é obrigatório, como para os homens. As jovens interessadas em seguir a carreira militar podem participar como voluntárias, trabalhando na área de ensino, saúde, administração, direito e comunicação.
A Junta de Serviço Militar de Toledo está localizada na Rua Almirante Barroso, nº 3.200, no Centro. Mais informações sobre o Serviço Militar podem ser adquiridas pelos telefones: (45)3378–6186 e 3378–8800.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29