O projeto Queijos Finos do Biopark, em parceria com a Queijaria Flor da Terra e produtores associados, obteve destaque no VII Prêmio Queijo Brasil, realizado no Parque Vila Germânica em Blumenau-SC, entre os dias 11 e 14 de julho. Foram conquistadas doze medalhas na premiação, sendo cinco de ouro e cinco de prata e duas de bronze.
O produtor Alcélio Bombacini, integrante do projeto de queijos finos, trouxe o ouro com seu mais recente lançamento, Queijo tipo Bell Paese, e prata com o Queijo tipo Emmental. "Para nós, é muito gratificante. Estamos produzindo queijos finos há apenas seis meses e já participamos de duas competições de forma destacada. Nesta última, que é de nível nacional, competimos com mais de 1.570 tipos de queijo de todo o país. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas nossa expectativa é melhorar cada vez mais", destaca Alcélio.
O VII Prêmio Queijo Brasil é um dos eventos mais importantes do setor, reunindo produtores de todo o país e valorizando a diversidade e a qualidade dos queijos nacionais. Kennidy Bortoli, pesquisador do Projeto de Queijos Finos, ressaltou a importância de participar de competições desse nível, mencionando a visibilidade e o reconhecimento que isso traz para os produtores e seus produtos. “Esses eventos contam com os maiores nomes da produção de queijos, e ganhar uma medalha é uma prova de qualidade, reconhecida por analistas sensoriais treinados. Esse reconhecimento eleva a autoestima dos produtores”, enfatiza.
A Queijaria Flor da Terra, do Biopark, conquistou duas medalhas de ouro (Queijo tipo Brie Petit Triplo Creme e Neufchâtel), duas medalhas de prata (Queijo tipo Tomme Vaudoise e queijo tipo Cheddar D’Or) e uma medalha de bronze com o queijo tipo Camembert. “Participar do concurso e receber medalhas reconhece nossas realizações e a qualidade dos nossos produtos, aumentando a visibilidade da queijaria e do Biopark. As medalhas validam a credibilidade dos nossos produtos e testemunham nosso trabalho e dedicação, ainda mais após a avaliação de nomes renomados do setor queijeiro. A premiação é uma grande vitória para o projeto Queijos Finos do Biopark, a Queijaria Flor da Terra e todos os produtores envolvidos, reforçando a importância da inovação e do cuidado na produção de queijos finos”.
As premiações validam o comprometimento e cuidado dos produtores do projeto de queijos finos com a qualidade de seus produtos, comprovando que não é preciso sair da região oeste paranaense pra provar queijos de renome e reconhecimento nacional.