1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Workshop capacita o Empreendedor Individual

Com a participação de cerca de 60 pessoas, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) promoveu o workshop para capacitação do Empreendedor Individual(EI), em parceria com o escritório local do Sebrae,  nesta sexta-feira(5).

05/11/2010 - 17:30


De acordo com o gerente da Acit, Marcel Sarturi, o objetivo é fortalecer os empreendedores que já se formalizaram, possibilitar uma visão empresarial e despertar o interesse naqueles que tem seu pequeno negócio e ainda não são formalizados, além de mostrar as vantagens de se tornar um empresário regulamentado.

Desde o ano passado, a Acit criou uma nova categoria de associado, visando atender o micro empreendedor individual, sendo necessário estar constituído formalmente de acordo com a legislação.

"Com estas ações, seus produtos e serviços, a Acit busca fortalecer o negócio dos micros empreendedores e quer trazê-los para dentro da entidade. Hoje eles podem ser empreendedores individuais, mas através da organização poderão crescer ainda mais, gerar renda e emprego e consolidar seus negócios e fortalecer a entidade".

Empreendedor Individual

 O empreendedor individual é uma nova categoria que beneficia quem trabalha por conta própria ou que tem um pequeno negócio. Toledo é o sétimo município do Paraná com maior número de formalizações do Empreendedor Individual. "Desde que este processo foi iniciado, em setembro do ano passado, temos cerca de 600 empreendedores individuais já formalizados", informa o gerente do escritório local, Alan Alex Debus

Segundo Debus, uma das maiores dificuldades deste público é a falta de informações e a iniciativa da Acit em promover o evento atende a esta necessidade. "A maior barreira para ser um empreendedor individual é de conhecimento e esta iniciativa é louvável porque possibilita a atualização das informações. Além disso, faz com que estas pessoas enxerguem a possibilidade de se formalizarem e as vantagens em ser um EI, com taxa mensal de R$ 62,00".

Podem se formalizar na modalidade Empreendedor Individual manicures, chaveiros, pintores, artesãos, costureiras, sapateiros, cabeleireiros, entre outros empreendedores, que faturam, no máximo, até R$ 36 mil por ano.

Além dos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), na Junta Comercial, na Previdência Social e na Prefeitura Municipal, o empreendedor que se formalizar também vai usufruir de vantagens previdenciárias como aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade e pode prestar serviços a empresas e órgãos públicos.

Capacitação

 Além da exposição sobre as questões legais do EI, atuação, serviços e produtos da Acit, foi realizada também a palestra com o tema “Vendas e seus desafios”, com o professor e consultor Itamar Vicente Ribeiro

 

Da Assessoria - Acit

Sem nome %281144 x 250 px%29