Um total de 676 inscrições ao Revalida foram homologadas pelo Inep e 37 instituições de ensino superior vão participar da promoção do exame. O objetivo deste novo modelo unificado – testado ano passado por meio de um projeto-piloto, do qual participaram 25 universidades públicas – é otimizar a validação dos diplomas médicos obtidos no exterior, permitindo efetividade e economia de tempo aos formados que desejam exercer a Medicina no Brasil. Até então, a validação dos diplomas médicos era feita, de forma independentemente, por instituições públicas de ensino superior, que definiam sua própria metodologia. Com o Revalida, a expectativa é que o processo de revalidação seja concluído em um período de seis meses a um ano.
O exame é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, em colaboração com a subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos, da qual participam representantes dos ministérios da Saúde, da Educação e de Relações Exteriores, além da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes) e também do Inep. A diretora de Programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, explica que o governo desenvolveu esse novo método de revalidação dos diplomas para garantir aos médicos formados no exterior que a avaliação seja correta, justa e transparente. “O exame promove uma efetiva análise do candidato, no mesmo nível que se exige para o médico formado no Brasil, além de permitir que todos sejam avaliados a partir da mesma metodologia”, explica.
A medida contribuirá para o aumento da quantidade de médicos no país, que poderão atuar na rede pública de saúde, ampliando a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para mais informações sobre o Revalida, acesse o edital de abertura.
Do Ministério da Saúde
GERAL
Provas do Revalida serão aplicadas neste domingo
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realiza, neste domingo (11), a primeira fase do Revalida – Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos. Formados em Medicina com diplomas expedidos por universidades estrangeiras serão submetidos a provas objetivas e discursivas, cujos resultados deverão ser divulgados no próximo dia 3. Já a segunda e última fase do exame, composta por avaliações práticas de habilidades clínicas, está programada para o dia 15 de outubro.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%