O objetivo do encontro é debater com acadêmicos, setor produtivo, serviços de saúde e o próprio governo as políticas de substituição e restrição do uso do mercúrio que têm sido adotadas em outros países, além de avaliar os custos e outros aspectos para substituição do mercúrio no Brasil.
O mercúrio é um metal pesado utilizado em uma série de produtos como amálgama dental, manômetros, termômetros, interruptores elétricos, detergentes e desinfetantes, telas de LCD, entre outros. Por se tratar de uma neurotoxina capaz de causar sérios danos à saúde, há uma preocupação crescente em todo o mundo com o uso deste material. Na área de saúde, os produtos que utilizam o mercúrio com mais freqüência são os termômetros e os esfigmomanômetros, aparelhos utilizados para medir a pressão arterial. No uso diário, estes produtos são considerados seguros, mas acidentes podem provocar a exposição do usuário ao metal pesado, seja nos serviços de saúde ou mesmo no ambiente doméstico.
O resultado do debate no painel técnico deve subsidiar o posicionamento do Brasil frente às discussões internacionais sobre o tema. No país, a Anvisa e o Ministério da Saúde compõem o Grupo de Trabalho para Assuntos de Saúde e Meio Ambiente no âmbito do Ministério das Relações Exteriores. O ministério é responsável por negociar, junto ao Conselho Diretivo do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, um protocolo para o uso de mercúrio e seus subprodutos.
Da Assessoria
SAÚDE
Painel discute riscos do mercúrio à saúde
Os riscos do mercúrio para a saúde humana, meio ambiente e trabalhadores que utilizam produtos com esta substância serão discutidos na próxima segunda-feira (12), em Brasília, durante um painel técnico realizado pela Anvisa.
Mais lidas
- 1FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 2Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
- 5UFPR e Biopark firmam protocolo de intenções para construir ambulatório
Últimas notícias
- 1Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 2Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 3Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica
- 4Prefeitura de Toledo alerta sobre golpe de falsos agentes de saúde
- 5Defesa Civil interdita rua no Jardim Gisela após buraco no asfalto