Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

JPT debate diretrizes aprovadas pelo último Congresso Nacional

Na manhã deste domingo (11) iniciou o 1º Congresso da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT). Com a bandeira de renovação de liderança através da cota para a juventude e a paridade entre homens e mulheres, eles discutem as estratégias de organização interna e sensibilização da juventude para a  participação da vida política. Estiveram presentes além de jovens de vários setores, os dirigentes estaduais, o deputa estadual Elton Welter e os vereadores Adriano Remonti e Paulo dos Santos.

11/09/2011 - 14:08


No último período, de acordo com a presidente da Comissão Provisória da Juventude do PT, Jaqueline Machado, foram filiados vários jovens ao PT, no entanto, a maioria ainda não possui contato com o partido. Para ela, o principal objetivo do Congresso é trazer este público para o diálogo com o Partido. “Também pretendemos fortalecer e ampliar a Secretaria da Juventude de Toledo, a qual foi criada recentemente. O Congresso é um meio de afinarmos o debate e para que realmente consigamos falar enquanto juventude do Partido dos Trabalhadores”.

O integrante da juventude do PT, Rodrigo C. Oliveira de Souza, salientou que o Congresso faz com que os jovens participem ativamente da política. “Primeiramente iremos fortalecer a nossa base e, na sequência, a juventude dentro do Município. A juventude mostrou várias vezes na história do país que tem força e percentual de luta, no entanto, em Toledo acredito que o nosso espaço está meio vago e temos que mudar este quadro”.
Cota
Recentemente foi realizado o Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). No encontro aprovou-se a cota de que 20% será destinada a  juventude. A secretária estadual da Juventude do PT, Amanda Lemes, comentou a influência desta mudança na organização interna e intervenção da juventude na sociedade. Para ela, esta mudança é importante para a juventude não somente do PT, mas do Brasil. Segundo Amanda, a mudança traz a nova geração para dentro da política. “Nós sabemos que não é fácil trazer os jovens, porque a política é sempre um assunto polêmico que envolve descontentamento ou corrupção. Estes sensos comuns afastam muito os jovens da participação política. O Partido estabelecendo esta cota significa trazer o jovem para o diálogo com a política e, principalmente, o PT dialogar mais com a juventude, construindo novas pessoas, novos quadros para dentro do Partido e uma nova geração que vai dirigi-lo...”.
Para o deputado estadual (PT), Elton Welter, é fundamental que a juventude se manifeste e participe de um partido para discutir a política. “No futuro, temos a convicção que teremos bons vereadores ou vereadoras, prefeitos ou prefeitas. Um partido político que consegue mobilizar a juventude mostra que tem vida e está conseguindo ser protagonista, pois está realizando o processo de convencimento dos jovens que estão se interessando pela política”. Para ele, o jovem que se interessa pela política significa garantia de um futuro melhor para o Município, Estado e País. “...Os jovens que estarão presentes com o PT terão formação política. São jovens que vão marcar história para a nossa cidade”.
Welter lembrou que no último Congresso foi aprovada a cota de 20% de participação da juventude nas instâncias de decisão do Partido. “Jovens de até 30 anos terão uma participação efetiva nas instâncias de direção para motivar e ter esta alternância de poder nas instâncias de decisão do partido, para atrair mais jovens e para que eles possam participar mais ativamente da vida política da nossa cidade”.

Confira a reportagem completa em vídeo

Sem nome %281144 x 250 px%29