As primeiras etapas de capacitação, conforme relata o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, foram em campo e nas mais recentes, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, os produtores participaram de treinamentos em unidades de extração de mel em Santa Helena e em Marechal Cândido Rondon. “A ideia é capacitar o produtor desde o manejo das colmeias, no campo, até que o mel chegue às unidades de extração e beneficiamento”, explica o consultor.
Nas capacitações mais recentes, complementa Durso, os produtores de Santa Helena e municípios vizinhos participaram de dois módulos do Programa, um sobre Boas Práticas Apícolas com foco na apresentação do caderno de campo, aprendido no início do ano; e outro de Boas Práticas de Fabricação, em unidade de extração de mel na cidade. Já os produtores de Marechal Rondon e cidades do entorno realizaram apenas o módulo de Boas Práticas de Fabricação.
“Todos os treinamentos tiveram horas teóricas e práticas. Em Santa Helena, a teoria foi exposta na Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (ACISA) e a prática realizada em apiário local. Em Rondon, os apicultores reuniram-se no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), para aprenderem a teoria e depois seguiram para uma das unidades de extração da Coofamel, a Associação de Apicultores do Oeste do Paraná (Apioeste)”, destaca Emerson Durso.
De acordo com a professora do curso de Zootecnia da Unioeste em Marechal Rondon, Regina Conceição Garcia, os treinamentos do PAS Mel vêm ao encontro do trabalho que a universidade realiza com os produtores da região desde 2005. “Começamos com levantamento e diagnóstico nas propriedades e também já fizemos pesquisas, capacitações, seminários e palestras aos apicultores. Agora, com a parceria do Sebrae/PR, os produtores têm ainda mais possibilidade de melhorar a qualidade de produção em suas propriedades”, afirma Regina Garcia.
A professora enfatiza que as capacitações do PAS Mel serão um incentivo a mais para que a qualidade do mel produzido na região se eleve cada vez mais. “O Programa é bastante abrangente, com teoria e prática no campo e nas unidades de extração e beneficiamento. Além do mais, participando de um programa como esse, os apicultores serão mais cobrados com relação à qualidade da produção, desde o manejo nas colmeias até o beneficiamento do produto final”, reforça.
Envolvimento
Para que a qualidade do mel seja assegurada até chegar ao consumidor final, orienta Emerson Durso, do Sebrae/PR, é necessário que toda a cadeia produtiva esteja alinhada e atenta as conformidades. “É preciso que sejam estabelecidos, descritos e registrados os procedimentos realizados do início ao fim da produção e, para isso, tanto o apicultor quanto as unidades e extração e beneficiamento terão que assumir o compromisso com a qualidade da cadeia produtiva. O Programa vai ensinar as condições e técnicas, mas caberá aos envolvidos implantar os processos de qualificação”, acrescenta.
O apicultor Fabiano Galli, do município de Entre Rios do Oeste, foi um dos participantes da capacitação do PAS Mel em Marechal Rondon e conta que o treinamento foi bastante produtivo. “Vimos que é preciso adequar nossa produção aos padrões exigidos hoje em dia. É necessário melhorar o local de extração do mel, que chamamos de ‘casinha’, para que a produção de mel da nossa região ganhe em qualidade”, argumenta.
“Acredito que os treinamentos do Programa também serão de grande ajuda para o futuro. Quero aumentar minha produção de mel e passar a trabalhar com própolis e pólen. Assim, posso começar novos trabalhos já em conformidade com as exigências de qualidade de produção e fabricação”, prevê o apicultor que pretende aumentar de 70 para 300 caixas de abelhas em sua propriedade.
Com sede em Santa Helena, a Coofamel agrega 113 associados, desde produtores, casas de mel, até unidades de beneficiamento do produto em mais de 25 cidades do oeste paranaense. A capacidade produtiva da cooperativa gira em torno de 80 a 250 toneladas de mel ao ano e a produção é comercializada no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília e Maranhão.