Situada no Jardim Europa, a escola atende 546 crianças no ensino fundamental pela manhã, 228 participantes do Circo da Alegria à tarde e duas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no horário noturno.
A diretora Joeli Acioli destaca que a empresa trará outro olhar sobre a questão energética para a comunidade. ”É uma parceria que vem somar mais força ao nosso trabalho de sensibilização ambiental junto à comunidade. A Copel vai nos trazer informações sobre a energia e os cuidados que devemos ter com ela. Nos orgulhamos ainda de saber que fomos escolhidos devido à repercussão do `Eu cuido, tu cuidas, nós vivemos`”, analisa Joeli, classificando a antiga estrutura elétrica como um “calcanhar de Aquiles” à modernização da escola, pois a atual não suportaria a instalação de ar-condicionados e incrementos tecnológicos nas atividades pedagógicas. “A escola cresceu e isto exige mais energia. Também há o quesito de segurança. No final dos anos 90, por exemplo, houve um incêndio por conta de um curto-circuito”.
Acompanhados dos eletrotécnicos, Luiz Cosme Lazzeri e Mauro Luis Gaiardo, Leonardo de Carvalho, que coordenará o desenvolvimento do projeto, esteve na escola para formalizar a parceria. “Dividimos esse trabalho em três fases. Nesta primeira, realizaremos um levantamento da escola, avaliando as condições físicas e a atual carga instalada. Será uma revisão sobre a rede para apontar os problemas. Depois, passaremos as conversas de conscientização com as crianças, envolvendo a bom uso da energia elétrica. Por fim, palestras mais direcionadas às famílias do bairro”, explica Leonardo, apontando que a troca da estrutura elétrica deverá significar uma redução aproximada de 30%. “Mais do que a economia, esta nova estrutura representará melhores condições tanto de estudo quanto de trabalho administrativo. A energia gera conforto, qualidade de vida. Queremos explicar para a população a questão dos 5 Ss”, afirma Leonardo, lembrando do conceito desenvolvido pelos japoneses para reconstruir o país após as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki durante a 2ª Guerra Mundial. “São os sensos de utilização (Seiri), ordenação (Seiton), limpeza (Seisi), higiene (Seiketsu) e autodisciplina (Shitsuke). Só pelo fato da comunidade começar a pensar diferente já há uma mudança”.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Escola Anita Garibaldi e Copel selam parceria
O projeto de educação ambiental “Eu cuido, tu cuidas, nós vivemos” da Escola Municipal Anita Garibaldi recebeu a adesão, nesta terça-feira (13), da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Atuando como voluntários, funcionários da empresa realizarão palestras aos alunos e à comunidade, além de avaliar a atual condição elétrica da unidade para futuramente trocá-la por uma nova estrutura.
Mais lidas
- 1FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 2Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
- 5UFPR e Biopark firmam protocolo de intenções para construir ambulatório
Últimas notícias
- 1Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 2Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 3Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica
- 4Prefeitura de Toledo alerta sobre golpe de falsos agentes de saúde
- 5Defesa Civil interdita rua no Jardim Gisela após buraco no asfalto