Gaúchos que vivem em todos os cantos do país cultivam a tradição, em especial, na Semana Farroupilha – momento em que é lembrado o modo de vida do gaúcho, sua cultura e sua história. A Semana remete ao enfrentamento Farroupilha contra o Império, de 1835 a 1845. Que teve como marco inicial o amanhecer de 20 de setembro de 1835.
A Rede de Supermercados Lunitti, faz parte desta tradição e por isso promove todos os anos, no estacionamento da loja centro, uma grande festa de integração cultural. Neste ano, a programação inicia na quinta-feira (15), das 9h até as 21h com apresentações culturais do CTG Chama Crioula de Toledo. Na sexta-feira (16), das 9h até a meia noite, além das apresentações culturais do CTG e do Grupo Charrua será servido para degustação alguns pratos típicos. E no sábado (7), a programação será das 9h às 21h, que além das apresentações culturais será servido dez costelões preparados em fogo de chão.
Durante todos os dias terá exposição de pequenos animais, recreação para as crianças e rodas de chimarrão.
Saiba mais da história
A revolta Farroupilha durou quase 10 anos e foi antecedida pelas disputas entre portugueses e espanhóis. Para as lideranças gaúchas, o término dessas disputas merecia do governo central, o incentivo ao crescimento econômico do Sul, como ressarcimento às gerações de famílias que lutaram e defenderam o país. Além de isso não ocorrer, o governo central passou a cobrar pesadas taxas sobre os produtos do RS. Charque, couros e erva-mate, por exemplo, passaram a ter cobrança de altos impostos. O charque gaúcho passou a ter elevadas taxas, enquanto o governo dava incentivos para a importação do Uruguai e Argentina.
Já o sal, insumo básico para a preparação do charque, passou a ter taxa de importação considerada abusiva, agravando o quadro que culminou com a Revolução Farroupilha.
Fonte: http://www.semanafarroupilha.com.br/historico.php
Da Assessoria
GERAL
Lunitti promove a festa da integração cultural na Semana Farroupilha
No brasão de armas do estado do Rio Grande do Sul o lema é Igualdade, Liberdade e Humanidade, palavras que sintetizam o povo gaúcho que levou para além do seu pago sua cultura e seus valores. Toledo é a segunda casa de muitos gaúchos que fizeram daqui o seu lugar, a sua morada, sem perder o bem querer pela sua terra de origem.
Mais lidas
- 1Eleições definem os rumos do Brasil, e informação confiável fortalece a democracia
- 2Toledo debate intersetorialidade no combate ao Trabalho Infantil
- 3Brasil que floresce além do agronegócio tradicional
- 4Heitor Isaque é destaque internacional e conquista três títulos de BMX Racing em Lima, no Peru
- 5Sicredi Progresso PR/SP recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Ouro Verde do Oeste
Últimas notícias
- 1Defesa Civil de Toledo promove palestra sobre o El Niño no CEU das Artes
- 2Planos de saúde terão que cobrir DIU hormonal em casos de endometriose
- 31º Seminário Regional para Trabalhadores da Saúde acontece em Cascavel na próxima quinta-feira
- 4Coreógrafa de Toledo é convocada para ser jurada em evento internacional de dança
- 5Sicredi Progresso PR/SP recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Ouro Verde do Oeste


