“A vacina é extremamente importante, pois protege também contra a rubéola e a caxumba”, enfatizou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
O vírus do sarampo não circula no país desde 2001. “A vacina é o meio mais eficaz de evitar o reaparecimento do vírus”, ressalta o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. A Secretaria da Saúde orienta aos pais que levem a caderneta de vacinação de seus filhos ao posto e que verifiquem se todas as vacinas estão atualizadas.
Segundo a enfermeira do programa de imunização da Secretaria, Lúcia Helena Bisetto, a vacina só é contraindicada para crianças que tiveram reações anafiláticas a doses anteriores ou com imunodeficiências congênitas ou adquiridas severas conhecidas (tumores sólidos ou hematológicos), tratamento com imunossupressores por tempo prolongado ou infecção sintomática pelo HIV. “Em caso de dúvida, os pais ou responsáveis devem perguntar ao médico da criança se há contraindicação ou se a vacina deverá ser adiada por tempo determinado”, explicou.
Para obter mais informações sobre os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde de seu município.
Da AE Notícias
SAÚDE
Vacinação contra sarampo termina nesta sexta-feira
Termina nesta sexta-feira (16) a campanha de vacinação contra o sarampo. Até esta quinta-feira (15) já foram vacinadas mais de 808 mil crianças com idade entre um e sete anos. A meta prevista é imunizar aproximadamente 880 mil crianças em todo o Estado. As crianças que ainda não receberam a dose da vacina neste ano devem comparecer ao posto mais próximo de sua casa. São mais de 2,4 mil pontos de vacinação em todo o Paraná.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


