A abertura do evento foi marcada por um café da manhã, seguido de apresentações de música e dança dos alunos de colégios de Quatro Pontes e Toledo, além do pronunciamento de autoridades municipais. Participaram mais de 150 professores, atuantes nas escolas e colégios públicos e particulares dos dezesseis municípios da Regional. O Encontro foi um momento de valorização destes profissionais. “O professor de Educação Física costuma ser o mais querido pelos alunos, e é responsável por momentos diferenciados na escola”, comentou o assistente técnico do NRE, professor Ildo Bombardelli.
Hora Treinamento
Ainda durante a manhã, o Coordenador da Educação Integral na Secretaria de Estado da Educação, professor Aluízio da Rosa, ministrou uma palestra sobre o retorno e as novas perspectivas da Hora Treinamento. De acordo com Aluízio, o objetivo principal é proporcionar uma atividade em contraturno que preencha melhor o tempo livre dos estudantes, além de incentivar a prática esportiva. A expectativa de todos é que isso também se reflita nas competições escolares, embora este não seja o foco principal. “O objetivo é que o maior número de alunos possível possa participar. Com essa democratização do esporte, é possível que surjam novos talentos e que aumente a participação e os destaques nos Jogos Escolares”, afirma o coordenador.
A palestra foi aberta a perguntas e sugestões, tornando-se um espaço de diálogo e debate. “Nós apresentamos uma proposta base, que ainda está em discussão, e recebemos apoio irrestrito dos professores da região, com muito boa argumentação, muitas sugestões no sentido de melhorarmos cada vez mais a proposta”, avalia Aluízio, “A gente vê que o pessoal está motivado e mobilizado para alçar vôos maiores em direção a uma melhoria da qualidade da educação e do esporte nas escolas”, completou.
Jogos Escolares
O período da tarde foi dedicado a avaliação dos Jogos Escolares, em todas as suas fases. Foram discutidos aspectos como infra-estrutura, organização, participação dos alunos e formato da competição. As principais sugestões disseram respeito ao incentivo dos municípios ao treinamento das atividades esportivas, ao aumento do número de equipes classificadas na fase regional, a possibilidade de pagamento de bolsa-auxílio aos professores acompanhantes, entre outras sugestões específicas de cada modalidade.
“A análise e avaliação dos Jogos culminará em avanços e melhorias neste evento que é tão importante para nosso educando”, explica a Coordenadora de Educação Física no Núcleo de Toledo, professora Rejane München, “O objetivo é sistematizar as ideias do maior número possível de professores de Educação Física e técnicos esportivos, para elaboração de documento único, que será encaminhado à Secretaria Especial de Esportes do Paraná”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo
EDUCAÇÃO
I Encontro Regional Reúne Professores de Educação Física em Quatro Pontes
O Núcleo Regional de Educação de Toledo realizou nesta quinta-feira (15), em Quatro Pontes, o 1º Encontro Regional de Professores de Educação Física. O evento aconteceu na Casa da Cultura e teve como principais objetivos comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, passado em 1º de setembro, discutir o retorno da Hora Treinamento e avaliar a última edição dos Jogos Escolares do Paraná.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


