Aluna da Escola Municipal Carlos Friedrich, no Jardim Coopagro, Fernanda considera a Maratona como ótima. “A gente acaba revendo o quê estudou. Gosto de Português, mas ainda prefiro Matemática”, revela a menina de 11 anos. Nesta etapa, os estudantes tiveram que soletrar palavras e enfrentar questões de Ciências e Geografia. “Eles responderam perguntas sobre o sistema digestivo e a economia do Oeste Paranaense. São conteúdos que já foram transmitidos em sala de aula”, explica a professora Elizabete Schneider, que leciona há 21 anos. “Trata-se de uma atividade inovadora. Eles costumam ser agitados, mas nesses dias de Maratona, ficam bem concentrados. É uma oportunidade para os alunos se prepararem para o mundo competitivo, e para nós, professores, verificarmos se estamos no caminho certo do ensinar”.
A professora Teresinha Hemkemeier Dumke acrescenta que, além do espírito competitivo, estimula-se o trabalho em equipe e o respeito à opinião do colega. “Há o crescimento do aprendizado e a formação do cidadão, pois eles precisam decidir em conjunto quanto à resposta”, analisa Teresinha, professora há 23 anos e mãe do aluno Guilherme que também está participando da Maratona. “Percebo que todos ficam ansiosos, apesar de explicarmos que as seleções e as competições são naturais na vida. Mesmo assim. eles ficam com aquela vontade enorme de acertar”.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo da Maratona é estimular e promover os estudos dos conhecimentos das várias disciplinas da educação básica. O trabalho desafia as crianças a adquirir mais informações sobre as disciplinas ensinadas em sala de aula. Nas etapas anteriores, os alunos passaram por testes de Matemática, meio ambiente, história do Brasil e do município.
A grande final reunirá 35 equipes, composta de três a quatros estudantes, cada qual representando uma escola. Todas que chegarem a fase final, no Teatro Municipal, serão premiadas com medalhas de participação. Além disso, os integrantes da equipe campeã receberão uma caderneta de poupança no valor de R$ 500,00. Quem ficar em segundo lugar, uma coleção de DVDs; em terceiro lugar: uma coleção de livros e a quarta colocada, um jogo pedagógico.
Da Assessoria - Toledo
EDUCAÇÃO
Escolas realizam mais uma etapa da 2ª Maratona do Conhecimento
“Fiquei na dúvida se tinha o r depois do g, mas acabamos acertando como se soletrava flagrante”, explica Fernanda Dias Frachine. A estudante participou nesta quinta (15), assim como outros 1935 alunos do quinto ano, da quarta etapa da 2ª Maratona do Conhecimento. Esta foi a última fase, antes da final que será realizada dia 30 de novembro, reunindo uma equipe de cada um dos 35 colégios que compõem a rede municipal de ensino de Toledo.
Mais lidas
- 1Cerca de 10 mil pessoas agitam o Parque Diva Paim Barth durante a Virada Cultural
- 2Depois da ponte
- 3Unioeste recebe Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável
- 4UBS de Toledo iniciam vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
- 5Circo da Magia comemora aniversário com espetáculo "Elora"
Últimas notícias
- 1Volume de chuva já passou de 100 mm em cidades do Oeste do Paraná nesta sexta-feira
- 273 anos de história e progresso: Toledo segue crescendo com sua gente
- 3Embaixada Solidária recebe o Prêmio Luiz Gama, um dos mais importantes reconhecimentos do Brasil em Direitos Humanos
- 4Projeto de urbanização do Jardim Coopagro é aprovado em audiência pública
- 5Simepar e Defesa Civil alertam para tempestades severas no Oeste e Noroeste nesta sexta



