Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Ponte Mário Poleto marca novo cartão-postal de Toledo

Emoldurada pela vegetação e o Rio São Francisco, a ponte Mário Poleto, inaugurada nesta sexta-feira (16), marca também um novo cartão-postal para Toledo. A obra com 33 metros de comprimento e cinco de largura, além da segurança aos participantes da 38ª Festa Nacional do Porco no Rolete neste final de semana, deverá ser parada obrigatória para fotos. Turistas e crianças certamente posarão ao lado das estátuas de porcos sobre colunas de 2,5 metros de altura, que ladeiam a construção de concreto. Os investimentos municipais no espaço são de mais R$ 160 mil e homenageiam um dos primeiros assadores do Clube Caça e Pesca.

16/09/2011 - 13:48


“Tapete vermelho para a comunidade”, resume o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, lembrando as várias intervenções que foram feitas, ao longo do tempo, no antigo acesso de madeira. “Vivíamos preocupados com a chuva encher o Rio e levar a ponte. Esta construção em concreto também era desejo de outras gestões, mas que naquele momento não foi possível à administração pública fazer”, explica o prefeito, acreditando que a obra fará a alegria das crianças. “Essa festa leva o nome de Toledo para o Brasil inteiro. Reverencia-se aqui a principal riqueza de nosso município. A suinocultura representa R$ 370 milhões do nosso Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP). No domingo, essa ponte vai ficar congestionada de tanta gente tirando foto para levar uma recordação de nossa cidade”.
Representando a família do homenageado, o advogado João Carlos Poleto lembrou que o pai viajava praticamente o ano inteiro para divulgar o porco no rolete. “Ele tinha a agenda cheia, percorrendo as cidades do Sul e Centro-oeste. Agradeço, em nome de toda família (7 filhos, 16 netos e três bisnetos), ao Clube Caça e Pesca e a administração municipal por esse reconhecimento. No passado, quando meu pai veio do Rio Grande do Sul para cá, em 1962, ele levou cinco dias, porque justamente não tínhamos pontes”, avalia o também assessor jurídico da Prefeitura sobre a “pertinência temática” da homenagem ao pai, que nasceu em 1931, na cidade de Nova Prata (RS). Falecido em 2002, o agricultor, desde a primeira Festa do Porco no Rolete, participou ativamente como assador e difusor do do típico prato pelo país.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29