Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Consultor do Sebrae avalia pesquisa sobre o número de falências

Recentemente, a Serasa Experian divulgou o resultado de uma pesquisa informando o número de falências decretadas no Brasil. Em agosto, a empresa registrou 170 falências decretadas. A falência é o pedido de fechamento da empresa por via judicial, ou seja, ela fecha as suas portas por incapacidade de pagamento das contas. O consultor do Sebrae/PR em Toledo, Allan Alex Debus, considera que este índice tem melhorado anualmente. Ele explicou que desde 2008, o número de falências decretas está diminuindo devido alguns fatores como: um maior preparo dos empresários, cuidado no planejamento orçamentário das contas, entre outros.

16/09/2011 - 16:01


Segundo Debus, o Sebrae-SP realizou uma pesquisa para identificar quais são os motivos do fechamento das micro e pequenas empresas. O estudo mostrou que há falta de preparo do empreendedor; de capacitação nos comportamentos empreendedores; de planejamento do negócio; não há montagem de um plano para simular o percentual de vendas; entre outros. “Primeiramente, o empreendedor deve simular o seu negócio no papel para saber o quanto precisa vender, comprar e qual o valor que pode ser a sua dívida. Outro fator diagnosticado na pesquisa é problemas pessoais do empreendedor. Ex. Começo com um sócio, tenho problemas pessoais com ele e esta desavença acaba atrapalhando o negócio”.

Outro fator citado pelo consultor que influência no fechamento das empresas é a política macroeconômica. “Alguns locais não implantaram a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, isto é, as empresas não têm um tratamento favorecido e podem ser prejudicadas por políticas públicas que tratam as empresas de forma igual. Uma micro e pequena empresa é semelhante a uma criança de dois anos. Ela precisa ser ensinada e protegida até atingir a maioridade”.

Ser um empreendedor, segundo Debus, exige um comportamento diferenciado de um funcionário. “Ser um funcionário significa cumprir ordens e, principalmente, ser competente naquilo que o cargo exige. Por sua vez, ser empreendedor extrapola estas questões. O futuro empresário tem que dinamizar muitos comportamentos. Ele precisa pagar contas, receber clientes, vender, conversar com órgãos de fiscalização e uma série de outras questões”. Ele ainda salientou que ser empreendedor é um processo diferente, no qual ele é mais cobrado e precisa estar preparado para o ambiente de negócios. “Ele tem que entender que terá um concorrente, um ambiente regulatório, terá que contratar e demitir pessoas. Então: Será que estou preparado para isso? Recomendamos que este empreendedores busquem órgãos de apoio, como Sebrae, Universidades, Associações de Comerciais ou mentores para que possam diminuir os riscos de abrir um novo negócio e aumentar as chances de sucesso”.

Devido a concorrência, os empreendedores pelo fato de ter a opção de formalização buscam cada vez mais conhecimento, informações e capacitações. “Quanto mais o empreendedor aprender sobre o seu negócio: vantagens, direitos e deveres, mais ele tem chance de prosperar”.

Diante disso, Debus relatou que o Sebrae oferece consultorias, treinamentos, palestras que incentivam e preparam o empreendedor. “Logicamente que depende dele e da sua persistência, da sua vontade de querer crescer para que ele possa ter sucesso neste futuro negócio”.

 

 

 

 

Texto Graciela Souza

Reportagem Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29