“Foi uma reunião muito importante. Através da união dos prefeitos, a Amop mostrou mais uma vez ser a principal e mais bem organizada associação regional de municípios e obteve o reconhecimento federal de sua ação”, destaca o prefeito de Corbélia e presidente da Amop, Eliezer José Fontana. Segundo ele, o governo federal está sensível aos pleitos oestinos e existe um esforço conjunto na tentativa de fazer com, que os projetos saiam do papel e promovam o desenvolvimento.
Ideli Salvatti comentou sobre os restos a pagar que as prefeituras esperam do governo, especialmente de emendas datadas dos anos de 2008/2009. A ministra espera que o governo pague essa conta, de aproximadamente R$ 700 milhões entre os 5,5 mil municípios do País, no máximo até o fim do mês de outubro.
Além de temas da pauta municipalista, como construção do Aeroporto Regional, ramais da Ferroeste e duplicação de rodovias, foram tratados outros temas relevantes, como o reconhecimento do Território Oeste, instituição que agrega os municípios de menor IDH, e o Pacto Oeste.
“No contexto geral, houve comprometimento das ministras em dar prosseguimento às nossas reivindicações”, disse Eliezer. Nos próximos dias, os prefeitos terão reunião com ministro Alexandre Padilha, da Saúde, para viabilizar recursos para construção de novas sedes regionais de consórcios de saúde. Também aguardam a liberação de recursos do governo federal para aquisição de patrulhas mecanizadas junto a consórcios. O governo acenou ainda com a autorização para instalação de novo cursos de medicina para a região em Foz do Iguaçu. Quanto a BR 163, nos próximos dias sai licitação definitiva para recapeamento e construção de terceiras pistas no trecho entre Cascavel e Capitão Leônidas Marques, bem como o trecho entre Toledo e Quatro Pontes.
Da Assessoria
GERAL
Ministras se comprometem com região Oeste
Duas ministras, Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, e Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, receberam em audiência no Palácio do Planalto em Brasília um grupo de 32 prefeitos e seis vice-prefeitos da região Oeste. Na pauta, temas de interesse regional, liberação de recursos do governo federal para obras, investimentos e outras ações previstas para os 50 municípios da área de abrangência da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).
Mais lidas
- 1Caco Barcellos destaca a força do jornalismo como instrumento de transformação
- 2Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 3Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 4O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 5Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo




