Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Semana Farroupilha celebra a cultura gaúcha

Liberdade, igualdade e humanidade. Sob esse lema, os farrapos proclamaram a República Rio Grandense, em 1835, para se livrar dos impostos e da escravidão. A reação do império acabou por provocar uma década de guerra, ceifando aproximadamente 50 mil vidas. 176 anos depois, a cultura gaúcha segue viva e celebrando alegremente as tradições.

18/09/2011 - 04:18


Em Toledo, lar de muitos gaúchos, a Revolução Farroupilha será rememorada durante uma semana, de 22 a 25 de setembro, com uma extensa programação, com direito a acampamento, missa crioula e Grenal de bombacha. A realização do evento reúne a Secretaria Municipal da Cultura, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula e a PUC-PR.
Para o professor Paulo Merisio, coordenador do evento, resgatar os valores culturais trata-se de uma necessidade. “Hoje, as pessoas apenas se importam com a questão econômica e acabam por relegar a cultura. Neste momento de globalização e de adoração pelos gostos internacionais, devemos marcar as nossas tradições”, aponta Merisio, pedindo que os pais levem seus filhos para participar das atividades. “A juventude não pode se conformar até porque as lutas pelos ideias da Revolução permanecem vivos. Afinal, continuamos escravos do nosso próprio país ao sermos obrigados a pagar altos impostos”.
Um dos momentos cômicos da semana será o Grenal de bombacha. “Vamos ter dança, oficina de culinária e show com João Almeida Neto. A alegria é uma característica do povo gaúcho, mesmo enfrentado às adversidades de um conflito que deixou muitos órfãos e viúvas”, analisa Merisio. Para reviver um pouco da experiência dos combatentes dessa guerra, será armado um acampamento do Parque Ecológico Diva Paim Barth, na próxima quinta, que só será desarmado no domingo. “Quem quiser participar é só se aproximar”, avisa o patrão do CTG Chama Crioula, Orandi Gayardo, destacando que a invernada (grupo de danças) mirim de Toledo é bicampeã brasileira. “Somos cerca de 120 integrantes, com escolinhas mirim, juvenil, adulto e chiru (acima dos 45 anos). É uma tradição que está em alta, por ser autêntica e ligada à família. Há CTG até no Japão”, enfatiza Gayardo.

SEMANA FARROUPILHA
Programação:
22 a 25/09 - Acampamento no Parque Ecológico Diva Paim Barth (Tertúlia Livre – gaita, violão, trova, declamação, dança tradicionalista, culinária gaúcha)

22/09 – quinta-feira
16h – Cavalgada: PUC - Prefeitura de Toledo – Parque Ecológico Diva Paim Barth
17h – Ato Cívico em frente à Prefeitura de Toledo
19h – Missa Crioula no Parque Ecológico Diva Paim Barth
 
23/09 - sexta-feira
14h – Oficinas Culinárias – PUC/Toledo
19h – Grenal de Bombacha – PUC/Toledo
20h30 – Jantar Dançante com Grupo Charrua
Local: CTG Chama Crioula
Valor: R$20,00

24/09 – sábado – 20h
Show com João de Almeida Neto
Local: PUC/Toledo
Ingressos: R$ 25,00

25/09 – domingo – a partir das 8h
Mateada, apresentações artísticas e exposição de artigos gauchescos, no Parque Ecológico Diva Paim Barth durante o dia todo.

Da Assessoria
- Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29