Considerada uma síndrome biopsicossocial, a SPM afeta o físico, o mental e as relações sociais. “Quando estamos de férias os sintomas são mais suaves, isso porque não há preocupações. Mas as vésperas de uma reunião importante às características são mais evidentes, já que estamos sob pressão”, avalia a médica ginecologista Naura Tonin.
De acordo com a ginecologista entre 3% e 11% das mulheres sofrem com o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM). “Os sintomas mais severos da síndrome, que resultam no transtorno, podem afetar ainda mais a vida social dessa mulher”, explica.
Fique de olho
Os sintomas, tanto da síndrome quanto do transtorno pré-menstrual devem iniciar, no máximo, uma semana antes da menstruação. “Se a SPM durar muitos dias, a mulher pode estar com depressão leve. Além disso, outras alterações como cefaléia migratória, síndrome do colo irritável, hipotireoidismo, anemia e endometriose devem ser lembradas no momento da avaliação”, destaca a médica.
Por isso, não é possível culpar o sobe e desce dos hormônios como causa de todos os problemas. Muitas mulheres usam a TPM como justificativa para um comportamento agressivo. “A Tensão Pré-Menstrual não cria problemas, apenas potencializa os que já existem”, acrescenta a médica.
Solução
A prática de atividades físicas e mudanças nos hábitos alimentares ajudam a minimizar os sintomas da TPM. “Ingerir alimentos rico em proteínas e pobres em sal e o uso de medicamentos como diuréticos, ansiolíticos, antidepressivos, hormônios ou fitoterápicos, na segunda fase do ciclo menstrual, auxiliam no tratamento”, explica Naura.
Da Assessoria
SAÚDE
SPM não justifica comportamento agressivo
São apenas alguns dias por mês, mas a Síndrome Pré-Menstrual (SPM), antes denominada TPM, pode transformar a vida das mulheres. Sintomas como irritabilidade, dores, cansaço e retenção de líquido são comuns nesse período e atingem o público feminino entre 15 e 50 anos de idade.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


