Considerada uma síndrome biopsicossocial, a SPM afeta o físico, o mental e as relações sociais. “Quando estamos de férias os sintomas são mais suaves, isso porque não há preocupações. Mas as vésperas de uma reunião importante às características são mais evidentes, já que estamos sob pressão”, avalia a médica ginecologista Naura Tonin.
De acordo com a ginecologista entre 3% e 11% das mulheres sofrem com o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM). “Os sintomas mais severos da síndrome, que resultam no transtorno, podem afetar ainda mais a vida social dessa mulher”, explica.
Fique de olho
Os sintomas, tanto da síndrome quanto do transtorno pré-menstrual devem iniciar, no máximo, uma semana antes da menstruação. “Se a SPM durar muitos dias, a mulher pode estar com depressão leve. Além disso, outras alterações como cefaléia migratória, síndrome do colo irritável, hipotireoidismo, anemia e endometriose devem ser lembradas no momento da avaliação”, destaca a médica.
Por isso, não é possível culpar o sobe e desce dos hormônios como causa de todos os problemas. Muitas mulheres usam a TPM como justificativa para um comportamento agressivo. “A Tensão Pré-Menstrual não cria problemas, apenas potencializa os que já existem”, acrescenta a médica.
Solução
A prática de atividades físicas e mudanças nos hábitos alimentares ajudam a minimizar os sintomas da TPM. “Ingerir alimentos rico em proteínas e pobres em sal e o uso de medicamentos como diuréticos, ansiolíticos, antidepressivos, hormônios ou fitoterápicos, na segunda fase do ciclo menstrual, auxiliam no tratamento”, explica Naura.
Da Assessoria
SAÚDE
SPM não justifica comportamento agressivo
São apenas alguns dias por mês, mas a Síndrome Pré-Menstrual (SPM), antes denominada TPM, pode transformar a vida das mulheres. Sintomas como irritabilidade, dores, cansaço e retenção de líquido são comuns nesse período e atingem o público feminino entre 15 e 50 anos de idade.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%