Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Cerca de 30 mil pessoas são esperadas hoje para a 38ª Festa do Porco no Rolete

Após muitas semanas de organizações está tudo pronto! Neste domingo (18), o Clube Caça e Pesca é palco da tradicional Festa do Porco no Rolete. Aproximadamente 30 mil pessoas devem participar do evento. Em sua 38ª edição, os organizadores prometem muitas novidades, como apresentações de duplas sertanejas e rodeios. A programação iniciou às 5h quando os assadores colocaram no fogo os porcos. Hoje mais de 200 peças devem ser consumidas. Às 9h iniciou as apresentações artísticas e provas de tambores.

18/09/2011 - 06:51


O presidente do Clube Caça e Pesca, Nelson Cornélius, espera um grande público para esta edição e enfatizou que um novo atrativo vai atrair mais pessoas para a Festa, trata-se do rodeio profissional com touros. “Nas outras edições era realizado somente o almoço. Para este ano programamos o rodeio e apresentações de bandas. As atrações iniciam às 9h para as pessoas que querem vir cedo para cá. Depois das 16h é realizado o rodeio profissional em touros e para finalizar por volta das 20h outro show sertanejo com uma banda regional”.
O tradicional almoço, segundo Cornélius, deve começar a ser servido por volta das 11h30. Ele salientou que as pessoas que não possuem convites para os estandes o restaurante vai funcionar com Buffet ao custo de R$ 20 por pessoa. “É um almoço de primeira qualidade e convidamos as pessoas da região para prestigiarem a nossa Festa”.
Acessos
O Clube Caça e Pesca em parceria com a Prefeitura Municipal reformou os acessos, tanto pela via Lactobom como pela Estrada da Usina. “São acessos que estão arrumados e com segurança. Nós vamos cobrar R$ 4 para o acesso as dependências do clube”. Ele recomendou ao público vir mais cedo para prestigiar a Festa e evitar congestionamentos.

De pai para filho

A Festa Porco no Rolete iniciou em 1973. Em 1978, o senhor Egon Waldi Tomm começou a trabalhar na Sadia. Neste ano, o diretor superintendente da empresa e também Presidente Honorário da Festa, o seu Egydio Munaretto, convidou os funcionários da área administrativa para trabalharem na Festa. O pai de Tomm era um dos assadores da Festa e ele condicionou que participaria desde que fosse para auxiliar o seu pai e foi atendido. Segundo Tomm, a sua especialização era fazer o recheio. “Depois comecei a participar do assar, porque era requisito para representar o município com o prato típico. Então, percebi que era uma oportunidade econômica e acabei saindo da Sadia em 1991 e estou nesta atividade até hoje”.
Tomm relatou que com a sua equipe é o quarto ano que assumi a função de assar todos os porcos que o clube necessita para os restaurantes e atender as empresas que não tem o seu próprio assador do Porco no Rolete. Ele contou que os trabalhos iniciaram há alguns dias. “A equipe é responsável por receber o porco, temperá-lo, lavá-lo, espetá-lo e recheá-lo. Hoje começamos a assar desde às 5h”.
Tempero
O assador Tomm falou que não há segredo no tempero, mas sim, seriedade no trato já que dispõe de matéria prima de boa procedência e, principalmente, os produtos que fazem parte do recheio devem ser de boa qualidade. “Eles também devem respeitar o mínimo dos ingredientes necessários para fazer o recheio e temperar no tempo certo com a harmonização de ervas. Não tem segredo é sal, pimenta, ervas e vinho branco. O resultado é muito bom apetite a todos”.

Confira a matéria completa em vídeo.

Sem nome %281144 x 250 px%29